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A disputa entre as montadoras

O STF adiar por 90 dias a aplicação do aumento do IPI a veículos que tenham menos de 65% de peças nacionais coloca em risco as vendas dos veículos produzidos no pais, e mantém aberta a importação e venda de veículos apenas montados aqui.

As empresas globais querem exportar para o Brasil sem carga de impostos a mais.

O economista Larry Summers, ex-secretário do Tesouro norteamericano, e ex-assessor de Barack Obama reclama do aumento do IPI para automóveis importados no Brasil, afirmando tratar-se de um "nacionalismo econômico".

Para se ter uma dimensão de como este problema está se agravando, a Peugeot Citroën cortará 6.000 postos de trabalho na Europa em 2012, para enfrentar a deterioração das contas no terceiro trimestre, e a crise no mercado europeu.

É um ajuste de 800 milhões de euros, sendo que metade representa em cortes de vagas de trabalho.

Já a Volvo anunciou que reduzirá a produção no Brasil e na Europa em 10% prevendo a estagnação da demanda mundial de caminhões em 2012.

À princípio estão descartadas demissões, mas...é bom ficar vigilante.

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