Pular para o conteúdo principal

CONFISSÃO


Descubro 
neste final 
de dia

o nada 
que sou.

Apenas 
um pó 
caído
ao lado 
da estrada,
apenas 
um alguém 
que pensa 
ser autossuficiente, 
enganando-se 
completamente.

Coloco idéias, 
manifesto opiniões, 
mas no fundo, 
sou um fraco 
sem têmpera,
um resto.

Olhando-me 
ao espelho, 
sinto 
vergonha 
da nitidez 
do reflexo.

Quisera ter 
a mansidão 
dos justos, 
a perseverança 
dos fortes.

Mas não! 
Sou inconstante, 
surpreendo-me 
sempre 
em meus 
secretos
vacilos.

De fato
Sou 
um autoritário 
que defende 
a democracia, 
um defensor
dos pobres 
de crista 
erguida, 
cheio 
de vaidades

Algumas vezes 
caio em mim, 
vêm um lampejo 
de consciência; 
outras vezes 
envergonho-me 
mais do que 
me arrependo.

O dia cai 
feito um tijolo 
A quem engano? 
a Deus? 
impossível! 
A mim? 
sempre. 
Aos que amo? 
frequentemente.

Se quiser 
ser realista, 
posso dizer 
de mim, 
- Sou um pó!
Um resto de coisa alguma, 
que respira, 
e se aspira.

Não tenham 
misericórdia
desta confissão, 
Podem 
prejudicar
os poucos 
e verdadeiros 
momentos 
de autorreconhecimento.

Deixem...
finjam 
que não leram, 
encontrem-me 
depois, 
como se nada
soubessem...

Melhor assim,
mantemos 
a farsa.

Neste momento? 
Ora, que se lixe o mundo! 
insuportável 
e fétido mundo.

Não se preocupem, 
não me suicidarei. 
Também sou 
um covarde.

16/09/2016

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Como devia estar a cabeça de Mário de Andrade ao escrever este poema?

Eu que moro na Lopes Chaves , esquina com Dr.Sérgio Meira, bebendo atrasado do ambiente onde Mário de andrade viveu, e cuja casa é hoje um centro cultural fechado e protegido a sete chaves (que ironia) por "representantes" da cultura, administrada pela prefeitura... Uma ocasião ali estive, e uma "proprietária da cultura" reclamou que no passado a Diretoria da UBE - União Brasileira de Escritores, da qual fiz parte,  ali se reunia, atrapalhando as atividades daquele centro(sic). Não importa, existem muitos parasitas agarrados nas secretarias e subsecretarias da vida, e quero distância desta inoperância. Prefiro ser excluído; é mais digno. Mas vamos ao importante. O que será que se passava na cabeça do grande poeta Mário de Andrade ao escrever "Quando eu morrer quero ficar". Seria um balanço de vida? Balanço literário? Seria a constatação da subdivisão da personalidade na pós modernidade, ele visionário modernista? Seria perceber São Paulo em tod