Pular para o conteúdo principal

Meditar sobre a conversão para não se tornar cristão morno, acomodado ou de aparência

Na missa em Santa Marta, o Papa, inspirado nas leituras de hoje, reflete sobre a conversão
Por Federico Cenci
ROMA, 18 de Novembro de 2014 (Zenit.org) - A advertência do Senhor aos cristãos de Laudiceia no Apocalipse de João ecoa através dos séculos e chega até nós. A conversão não é uma porta de entrada para a "espiritualidade da comodidade", mas um caminho que todo cristão deve percorrer diariamente para não cair na "tepidez". Caminho marcado pela adesão autêntica, que evita as "aparências" que caracterizavam Zaqueu antes do seu encontro com Jesus.
As leituras do dia inspiraram o Papa na homilia sobre o tema da conversão, definida como "graça" e "visita de Deus." Na primeira leitura - observou - o Senhor pede aos cristãos de Laucideia que se convertam porque vivem na "espiritualidade do conforto". Condição que semelhante à de muitos atualmente, que cumprem algumas ações de rotina e por isso acreditam que "não falta nada": "Eu vou à missa aos domingos, rezo algumas vezes, me sinto bem, estou na graça de Deus, sou rico" e "não preciso de nada".
Mas - advertiu o Papa – se trata de uma ilusão, porque "este estado de espírito é um estado de pecado". A eles, o Senhor "não poupa palavras" e, na verdade, diz: "Porque és morno, vou vomitar-te da minha boca". Eles são chamados à conversão, bem como "os cristãos de aparências". O Papa sublinhou que "as aparências são o sudário destes cristãos, que estão mortos."
Sudário que pode envolver cada um de nós, sem que percebamos. Por este motivo, o Papa nos convida a fazer algumas perguntas: “Sou vivo dentro, tenho uma vida espiritual? Sinto o Espírito Santo? Dou-lhe ouvidos? Ou... se parece que vai tudo bem, não me questiono? Tenho uma boa família, ninguém fala mal de mim, tenho tudo o que preciso, sou casado na Igreja... estou na graça de Deus, estou tranquilo. Então, devemos “procurar alguma coisa de vivo dentro, temos que nos converter: das aparências à realidade. Do torpor ao fervor”.
Caminho de conversão que Zaqueu percorreu, "um chefe dos publicanos e rico", que - como disse o Papa - "traiu seu país" porque "trabalhava para os estrangeiros, para os romanos". O Papa comparou a "muitos dirigentes que conhecemos: corruptos". Esses que "ao invés de servir ao povo, o explora para servir a si mesmos".
Zaqueu não era morno, mas uma pessoa "em estado de putrefação". Estado do qual ele foi capaz de se livrar graças à "semente da curiosidade" semeada nele pelo Espírito Santo. O Papa fez referência ao fato de que Zaqueu - como descrito no Evangelho de Lucas - subiu numa árvore para ver Jesus, que estava de passagem pela cidade de Jericó.
O Santo Padre destacou que Zaqueu "não teve vergonha", porque ele queria ver este "curador do qual falavam tão bem”. Sinal de que dentro dele "trabalhava o Espírito Santo”. Através desse "a Palavra de Deus entrou naquele coração e, com a palavra, a alegria". Daí a reflexão do Papa: "Os da comodidade e da aparência tinham esquecido o que era a alegria; e este corrupto a recebe imediatamente", assim "o coração muda, se converte". E Zaqueu promete devolver quatro vezes o que roubou.
Papa Francisco observou que "quando a conversão chega até o bolso, é certa". Uma vez que "todos" são "cristãos de coração" ou "cristãos de alma", mas "poucos" são "cristãos de bolso”. Zaqueu se tornou assim graças à "palavra autêntica" de Jesus.
Palavra que – destacou o Pontífice- "é capaz de mudar tudo", mas "nem sempre temos a coragem de crer na Palavra de Deus, de receber a Palavra que nos cura dentro". Por fim, o Papa convidou a pensarmos muito, “muito seriamente", nestas últimas semanas do ano litúrgico, sobre “a nossa conversão, para que possamos avançar no caminho da nossa vida cristã."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,