Pular para o conteúdo principal

Antes de ser campeões, são homens

Papa Francisco convida os jogadores dos times nacionais da Itália e Argentina a viverem o profissionalismo com o espírito dos amateur porque o futebol faz bem à sociedade, constrói o bem comum a partir dos valores da gratuidade, do companheirismo e da b
Por Antonio Gaspari
14 de Agosto de 2013 (Zenit.org) - Alegre e jovial o Papa Francisco recebeu ontem, (13) terça-feira, às 12 horas, na Sala Clementina do Palácio Apostólico as delegações dos times nacionais de futebol da Argentina e Itália, por causa do amistoso que será disputado hoje em sua homenagem no Estádio Olímpico de Roma.
O Papa rapidamente esclareceu que “Será um pouco difícil para mim ser torcedor, mas, felizmente é uma amistoso... e que seja realmente assim, por favor!
Então ele explicou a grande responsabilidade social que os jogadores de futebol têm.
"Queridos jogadores, -  explicou – vocês são muito populares: as pessoas lhes seguem muito, não somente quando estão no campo, mas também fora. Esta é uma responsabilidade social!"
De acordo com o Bispo de Roma, no futebol, "Não há lugar para o individualismo, mas tudo é coordenado pelo time”.
A este respeito, o Papa Francisco destacou que nunca se deve abandonar a paixão do "diletante” do amador, porque “a dimensão profissional nunca deve deixar de lado a vocação inicial de um atleta ou de um time”.
"Um desportista, - acrescentou – embora sendo profissional, quando cultiva esta dimensão de “amador”, faz bem à sociedade, constrói o bem comum a partir dos valores da gratuidade, do companheirismo, da beleza”.
Diante de tantos campeões que atuam nas duas seleções nacionais de futebol, o Papa destacou “antes de ser campeões, são homens, pessoas humanas, com seus pontos fortes e seus defeitos, com seu coração e as suas ideias, as suas aspirações e os seus problemas. E então, embora sejam personagens, permanecem sempre homens, no esporte e na vida. Homens, portadores de humanidade”.
Para todos os dirigentes presentes o Papa disse “O esporte é importante, mas deve ser o verdadeiro esporte! O futebol, como algumas outras disciplinas, tornou-se um grande negócio! Trabalhem para que não perca o caráter esportivo” e por isso convidou-lhes a promover “esta atitude de “diletantes” que, por outro lado, elimina definitivamente o perigo da discriminação. Quando os times vão por este caminho, o estádio se enriquece humanamente, desaparece a violência e voltamos a ver as famílias nas arquibancadas".
O Papa contou a experiência de jovem torcedor do São Lorenzo, e a alegria de toda a família que ia ao estádio. Abençoou os presentes e pediu orações para que “também eu, no ‘campo’ no qual Deus me colocou, possa jogar um jogo honesto e corajoso para o bem de todos nós”.
Entre os 200 jogadores, dirigentes e funcionários das duas seleções da Itália e Argentina, o mais ativo foi Mario Balotelli, que em mais de uma ocasião, tentou trocar algumas palavras com o Papa
Gianluigi Buffon, que, juntamente com Leo Messi deu ao Papa uma oliveira para ser plantada no Vaticano, ficou comovido, e no final do encontro declarou “Foi um dia especial, que ficará gravado nas mentes e nos corações de todos nós para sempre. Temos a sorte de ter um Papa especial, finalmente foi possível traduzir em fatos concretos as muitas palavras e pensamentos que muitas vezes nos propomos não colocamos em prática. Com um Papa assim, que nos indica o caminho, que nos aquece a alma e o coração, é mais fácil fazer aquelas coisas que nos fazem melhores”.
A última palavra foi a do Papa que terminou brincando sobre a indisciplina dos argentinos.
Depois dos cumprimentos e da troca de presentes, o Papa Francisco disse: "Eu vi que a seleção italiana  estava toda em fila... e também vi que os argentinos também... mas isso é importante, porque aqui no Vaticano me dizem que sou muito indisciplinado! Agora, eles viram a minha raça...”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,