Um grupo terrorista planejava um atentado contra o Papa nas Filipinas

Por Redacao
ROMA, 09 de Fevereiro de 2015 (Zenit.org) - O grupo terrorista Yemaa Islamiyah, autor de vários ataques no sudeste da Ásia, planejou atacar o Papa Francisco durante a sua visita a Manila no mês passado.
"Recebemos informações que Jemaah Islamiya, em coordenação com Marwan [o Ás do terrorismo da malásia, Zulkifli bin Hir], planejou detonar uma bomba contra o comboio papal em Manila no dia 18 de janeiro de 2015", explicou ao Senado Filipino o diretor da Polícia e o ex-chefe da Força de Ação Especial, Getúlio Napeñas. Assim informou nessa segunda-feira o jornal Inquirer.
"Esta informação nunca foi confirmada ou negada pela Polícia Nacional das Filipinas, mas a verdade é, no entanto, que a informação existiu", disse Napeñas.
O dispositivo fabricado pela Marwan era para ser colocado na rua Kalaw, onde passaraia a caravana do Santo Padre rumo ao parque Rizal, na parte antiga de Manila, onde foi celebrado nesse dia uma missa com seis a sete milhões de pessoas.
O Papa argentino viajou para as Filipinas do 15 ao 19 de janeiro desse ano. A visita apostólica ocorreu com normalidade e só se teve que lamentar um triste acidente, a morte de uma voluntária por causa do mau tempo em Tacloban. Durante a sua estada na capital do país e na ilha de Leyte, o Papa Francisco foi recebido por milhões de cidadãos entusiastas.
As declarações do diretor da Polícia aconteceram durante a investigação que o Senado está realizando sobre a morte de 44 membros da Força de Ação Especial em uma operação para deter Marwan no último 25 de janeiro, em Mindanao.
A Jemaah Islamiya, uma organização ligada à Al Qaeda, tem cerca de 200 membros e tem como objetivo formar um Estado islâmico que integre Malásia, Singapura, Indonésia e Filipinas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".