Pular para o conteúdo principal

Visita aos enfermos no final de ano

Esta é a equipe da Pastoral da Saúde na Ortopedia. Aqui todos são estrelas de primeira grandeza. Alegres, dispostos, cheios de fé no próximo. Da esquerda para a direita, "Seu" Zé, homem abnegado em servir o próximo; Margot uma irmã e uma doçura de pessoa, consegue ausentar-se de seus problemas para se deleitar com os enfermos; padre Gilmar, ou será simplesmente Gilmar? não sabemos tão grande é o apreço que por ele temos, que nos esquecemos de seu papel sacerdotal. Agora ele está aí, mas já temos o padre Alexandre, que está acompanhando todo o trabalho no HC; Silvionê, um ator de primeira linha, percorre o país com as peças que monta; o Papai Noel, é este Pó que vos escreve, aqui apalhaçado; finalmente está a Roseli, Coordenadora do grupo, advogada e enfermeira.

Estamos há 11 anos ajudando o trabalho da Pastoral da Saúde no Hospital das Clínicas.

Encontramos toda sorte de pessoas, quando visitamos. Estão, às vezes sem forças, outras vezes fortalecidas, em acreditar em sua recuperação.

É o caso de dona Célia Silvo Ornelas Canado, enfraquecida, e pedindo que nos somássemos à sua oração por voltar a andar. Fomos prontos em anotar seu nome, e nos comprometemos a incluir o seu pedido em nossas orações pessoais.




O final do ano é um período muito difícil para um enfermo que permanece no hospital. A distância da família traz um aumento da tristeza, e vem uma angústia junto à solidão.

Por isso fazemos esta visita de final de ano, com o intúito de animar os enfermos neste momento e encorajá-los a manterem-se esperançosos em suas recuperações.




Reunimos presentes e doações durante o segundo semestre, e visitamos os cinco andares da Ortopedia do HC, que é o nosso reduto, o lugar que nos foi entregue para acompanharmos.

A Pastoral da Saúde é coordenada pelos Camilianos, por vocação de seu representante maior, São Camilo de Lellis.



Enfim, nos reunimos em um dia especial, no caso deste ano, dia 18/12/2010, e saimos a visitar a todos, não só os enfermos, mas também médicos, enfermeiros e enfermeiras, pessoal da limpeza, todos.

É uma grande alegria que contagia a todos.




Ao final da visita estamos todos cansados, mas satisfeitos.

A visita para a Eliana e o Paulo, são especiais, pois são amigos de longa data no HC.

Por razões diversas, eles precisam ficar na UTI, onde chegaram criancinhas, e estão até hoje, adultos praticamente.

A eles nosso carinho e nosso beijo.

Comentários

roseli disse…
ficou maravilhoso.

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,