Pular para o conteúdo principal

Como vai o diálogo entre católicos e luteranos após 494 anos de separação.

Segundo o Zenit, síte de Roma , o Papa convida luteranos a refletirem sobre conquistas do ecumenismo frente à próxima comemoração do 5º Centenário da Reforma Protestante. Em 2017 acontecerá o aniversário de 500 anos da publicação das  95 teses de Wittenberg de Lutero.(agradeço correção de leitor)

A Reforma protestante projetou a fé à nova expressão da ação realizadora do homem, suscitada pelo capitalismo nascente na Europa.

O cristianismo que estivera preservado durante séculos nos monastérios católicos, dentro de um sistema de vida feudal e monárquico, agora adquiria identidade de negócio individual, bem expresso por Max Weber em "A ética protestante e o espírito do capitalismo".

O protestantismo deflagrou uma crescente rede de igrejas com concepções as mais variadas, de forma que hoje, principalmente as pentecostais, ainda que tenham identidade com o velho luteranismo, quase não possuem mais vinculos doutrinais.

Houveram conflitos de toda sorte, até violentos, mas ao longo dos séculos um e outro voltaram a manter um diálogo sobre suas diferenças.

Atualmente, já se chegou a um consenço sobre a "doutrina da justificação" ente  luteranos e católicos. É um avanço.

"Esta Declaração Comum (DC) não contém tudo o que é ensinado sobre justificação em cada uma das Igrejas, mas abarca um consenso em verdades básicas da doutrina da justificação e mostra que os desdobramentos distintos ainda existentes não constituem mais motivo de condenações doutrinais"(declaração conjunta Católico-luterana).

Segundo a compreensão luterana, Deus justifica o pecador somente na fé (sola fide). Na fé o ser humano confia inteiramente em seu Criador e Redentor e está assim em comunhão com ele.

Segundo a compreensão católica a fé é fundamental para a justificação, pois sem fé não pode haver justificação. Como ouvinte da palavra e crente o ser humano é justificado por meio do batismo. A justificação do pecador é perdão dos pecados e ato que torna justo através da graça justificadora, que nos torna filhos e filhas de Deus.

E assim o diálogo vai em frente. Segue  abaixo reunião entre o papa e uma delegação da Federação Luterana Mundial, chefiada pelo Bispo Munib A. Younan.

O diálogo não significa necessariamente superação de diferenças, mas de conhecimento delas e disposição em se aprofundar uma reflexão.


Deixo o texto abaixo como referência para quem se interessar. Não é possível se estender sobre os pontos de separação entre as duas doutrinas, pois são muitos os pontos. Em outra ocasião poderemos discutir melhor .

Importante é o fato do mundo estar mais aberto ao diálogo ecumênico.

Chega de guerras religiosas.

Também se avançou bastante no diálogo com os ortodoxos.

É preciso melhorar o diálogo com o islamismo.

A paz é a finalidade. Acreditar na paz.

O Estado laico é fundamental para a manutenção desta paz. A existência de "bancada evangélica" é o prenúncio de uma tentativa de Estado Religiosos Fundamentalista a ser combatido. Cada um pode e deve ter suas crenças religiosas, mas daí a querer impor sua religião a todo o Estado é outra coisa.

Já imaginaram se todos tiverem suas bancadas? Vamos acabar ficando igual aos estados islâmicos que obrigam a todos a seguirem a religião do Estado, e rompendo com as liberdades democráticas de culto, próprias do estado laico.
Segue o documento da reunião realizada

"CIDADE DO VATICANO, quinta-feira, 16 de dezembro de 2010 (ZENIT.org) - Bento XVI expressou hoje sua esperança de que os anos que faltam para o 5º centenário do início da Reforma ajudem católicos e luteranos a refletir sobre o que conseguiram juntos no processo ecumênico e a continuar dando passos neste rumo. Isto foi afirmado ao receber em audiência uma delegação da Federação Luterana Mundial, chefiada pelo seu novo presidente, o bispo Munib A. Younan, que se encontra em Roma, em visita oficial. O Papa, em seu discurso, salientou a importância destes anos de preparação que restam até 2017, quando se cumprirá o quinto aniversário da publicação, por parte de Lutero, das 95 Teses de Wittenberg, um ato que marcou o início da ruptura com Roma.  Nesta ocasião, recordou que a Comissão Internacional mista católico-luterana está preparando um novo documento conjunto, semelhante à "Declaração Conjunta sobre a Doutrina da Justificação", no qual se apresentará "o que os luteranos e os católicos são capazes de dizer juntos, neste momento, com relação às nossas cada vez mais estreitas relações, depois de quase cinco séculos de separação". Além disso, recordou a questão que a Comissão está discutindo nestes anos - "o Batismo e a crescente comunhão eclesial" -, apontando para a questão da eclesiologia como a "chave" do diálogo ecumênico. Esta questão da compreensão da Igreja como o principal pólo do diálogo ecumênico tinha sido apontada pelo presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Dom Kurt Koch, em seu discurso na sessão plenária deste dicastério, no último dia 19 de novembro. O Pontífice afirmou que "os católicos e os luteranos estão chamados a refletir novamente sobre aonde nos levou nosso caminho rumo à unidade, e a implorar a guia e a ajuda do Senhor para o futuro". Também quis lembrar a visita anterior, de 10 de novembro de 2005, de uma delegação da Federação, chefiada pelo então presidente, Mark Hanson, antecessor do bispo Younan. Na ocasião, recordou o Papa, "tive a alegria de receber seus antecessores e de expressar a minha esperança de que o contato estreito e o diálogo intenso que haviam caracterizado as relações ecumênicas entre católicos e luteranos continuassem produzindo ricos frutos".  "Hoje podemos, com gratidão, fazer um balanço dos muitos frutos significativos produzidos nessas décadas de discussões bilaterais", disse ele. Finalmente, o Papa sublinhou a importância do "ecumenismo de vida" que consiste em, "lenta e tranquilamente, remover barreiras e promover laços visíveis de unidade através do diálogo teológico e de uma cooperação prática, especialmente no âmbito das comunidades locais". "A minha esperança é que essas atividades ecumênicas proporcionem novas oportunidades para que os católicos e os luteranos estejam cada vez mais próximos em suas vidas, em seu testemunho do Evangelho e em seus esforços para levar a luz de Cristo a todas as dimensões da sociedade", concluiu.

Comentários

Anônimo disse…
no primeiro parágrafo consta "85 teses de Lutero", gostaria de lembrar que são "95 teses", cfme www.luteranos.com.br. Hans Günter Maus
agradeço a correção e já fiz a modificação.JP
Anônimo disse…
As conversões de luteranos ao catolicismo em todo o mundo são espantosas. Acho que todos trabalham pela unidasde. Os evangélicos nada tem a ver com os protestantes históricos. Temos que separar as coisas para não jogar todo mundo no mesmo saco. Luteramos, presbiterianos, episcopais e metodistas são correntes que reconhecem a primazia católica e não andam por aí negando Pedro ou dizendo que Cosntantino que fundou a Igreja Católica. São instituíções sérias que abominam essa era Gospel infrutífera que estamos vivendo.

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,