- O baixo crescimento da população dos EUA em 9,7% (atingindo 308 milhões de hab.), só foi maior que o da Grande Depressão de 1930 (7,3%). Na década de 90 o crescimento foi de 13,2 %. Nota-se tambem um envelhecimento da população, e redução da imigração (devido à repressão, é óbvio). A estagnação provoca desestímulo para o planejamento familiar.
- Antecipamos no "Decálogo para Dilma em 2011", opinião da população brasileira que acredita que Dilma será igual ou melhor que Lula, segundo pesquisa Data folha publicada hoje, 22 de dezembro. O que se passa na subjetividade do povo brasileiro para chegar a esta conclusão? Penso que uma parte acredita que Dilma era co-responsável pelos resultados do Governo Lula, confirmado pelo próprio Presidente durante a campanha eleitoral. Outra parte acredita que ela é mais capaz que Lula e tem mais determinação, tipo tanque de guerra, sendo que, com Lula sempre houve muito diálogo, mesmo em situações que estes não cabiam mais. É esperar para ver. O que se sabe, certamente, é que Dilma terá um desafio maior para se destacar, diante do elevado prestígio do Presidente Lula, o que será um problema de reconhecimento do futuro governo.
- Como sempre o INSS continua sangrando com os golpes e fraudes, que encontramos a toda hora, com desvios de milhões e milhões. Agora, a última é que o próprio Presidente Lula ter sido usado para empréstimos, tendo sido descontado de sua pensão de anistiado. Até contigo Lula!
- Ciro Gomes acabou ficando de fora do quadro de Ministros de Dilma Rousseff. Creio que menos por vontade dela, do que pela vaidade de Ciro, que sempre é muito mais do que os cargos que lhe oferecem. É um "sem-presidência".
- Segundo o TSE o custo das eleições de 2010 foi de R$ 3,23 Bilhões, incluídos os dois turnos. Cada vez se percebe que o poder econômico exerce uma influência maior na escolha do quadro de políticos, seja para o executivo, seja para o legislativo, sobrando menos espaços para os movimentos sociais e sindicatos de trabalhadores.
- Há um imbrólio entre o ex prefeito de BH, Fenando Pimentel, escolhido Ministro de Dilma e a Promotoria de Defesa do Patrimônio Público de Minas. Esta ofereceu denúncia de improbidade administrativa do convênio firmado pela prefeitura para o Projeto Olho Vivo, de implantação de câmaras de segurança na cidade (licitações irregulares, superfaturamento de preço de equipametos, notas fiscais falsas,), resultando em prejuíso de mais de R$ 5 milhões. Dilma precisa estar atenta, para não permitir que seu governo seja maculado por casos assim, acompanhando os desdobramentos de perto, e antecipando-se à mídia e à oposição nas suas decisões. A mídia está sequiosa para encontrar pulgas, quanto mais atos ilícitos.
- Parece ter agradado o setor cultural a escolha da atriz Ana de Hollanda para o Ministério da Cultura. Certamente o aspecto mais positivo da formação do quadro de Ministros de Dilma foi a sua ênfase na valorização das mulheres. Quanto aos demais, as escolhas por vezes deixaram a formação técnica para segundo plano, e o político foi principal. Tudo bem para o momento. Vamos ver quando o barco começar a andar.
- Foi revogada concessão de rádio para assessor de Hélio Costa.
- Os setores populares esperam que Cesare Battisti seja solto, e lhe seja concedido refúgio no país, pelo Presidente Lula, antes de sua saída. O Governo reacionário Italiano está usando este caso para promover uma política de fascistização da Itália. O julgamento de Cesare Battisti na Itália foi eivado de toda sorte de manipulações.
- Não sei como a mídia nacional não culpou os nossos aeroportos pela neve que cai na Europa e paralisa os aeroportos de lá?
- A camisinha nunca encontra um lugar certo para ficar, nas análises que fazem das palavras de Bento XVI. É a "imoralidade" que pode salvar vidas.
- As commodities são as responsáveis pelo aumento das ações da Bovespa, avançando 1,4 %. Como gostaríamos que fossem os manufaturados os responsáveis, mas enfim...
- A Positivo Informatica, líder da produção de computadores no país, informou que demitirá 600 funcionarios de sua fábrica no Paraná, representando 10% do quadro. As rescisões ocorrerão até a próxima sexta-feira desta semana. Que belo Natal o empresariado faz para a peãozada, heim?
- Inflação desacelera em dezembro. Índice do IPCA caiu para 0,69 %, ante um aumento de 0,86 % em novembro. Feijão, batata inglesa, tomate e hortaliças caíram. Carne de vaca em alta. Há tendência de leve queda dos preços dos alimentos nos próximos meses.
- No ano de 2011 o pau vai comer na hora de se decidir no Congresso a partilha dos royalties do pré-sal. Por cima das grandes alianças firmadas durante a campanha eleitoral, estão os interesse regionais e locais, que forçarão uma revisão desta politica, gostem ou não os estados produtores. Afinal, porque Lula não se esforçou por votar esta questão durante sua gestão?
Comentários
Postar um comentário