Pular para o conteúdo principal

Notas picantes

- O baixo crescimento da população dos EUA em 9,7% (atingindo 308 milhões de hab.), só foi maior que o da Grande Depressão de 1930 (7,3%). Na década de 90 o crescimento foi de 13,2 %. Nota-se tambem um envelhecimento da população, e redução da imigração (devido à repressão, é óbvio). A estagnação provoca desestímulo para o planejamento familiar.

- Antecipamos no "Decálogo para Dilma em 2011", opinião da população brasileira que acredita que Dilma será igual ou melhor que Lula, segundo pesquisa Data folha publicada hoje, 22 de dezembro. O que se passa na subjetividade do povo brasileiro para chegar a esta conclusão? Penso que uma parte acredita que Dilma era co-responsável pelos resultados do Governo Lula, confirmado pelo próprio Presidente durante a campanha eleitoral. Outra parte acredita que ela é mais capaz que Lula e tem mais determinação, tipo tanque de guerra, sendo que, com Lula sempre houve muito diálogo, mesmo em situações que estes não cabiam mais. É esperar para ver. O que se sabe, certamente, é que Dilma terá um desafio maior para se destacar, diante do elevado prestígio do Presidente Lula, o que será um problema de reconhecimento do futuro governo. 

- Como sempre o INSS continua sangrando com os golpes e fraudes, que encontramos a toda hora, com desvios de milhões e milhões. Agora, a última é que o próprio Presidente Lula ter sido usado para empréstimos, tendo sido descontado de sua pensão de anistiado. Até contigo Lula! 

- Ciro Gomes acabou ficando de fora do quadro de Ministros de Dilma Rousseff. Creio que menos por vontade dela, do que pela vaidade de Ciro, que sempre é muito mais do que os cargos que lhe oferecem. É um "sem-presidência".

- Segundo o TSE o custo das eleições de 2010 foi de R$ 3,23 Bilhões, incluídos os dois turnos. Cada vez se percebe que o poder econômico exerce uma influência maior na escolha do quadro de políticos, seja para o executivo, seja para o legislativo, sobrando menos espaços para os movimentos sociais e sindicatos de trabalhadores.

- Há um imbrólio entre o ex prefeito de BH, Fenando Pimentel, escolhido Ministro de Dilma e a Promotoria de Defesa do Patrimônio Público de Minas. Esta ofereceu denúncia de improbidade administrativa do convênio firmado pela prefeitura para o Projeto Olho Vivo, de implantação de câmaras de segurança na cidade (licitações irregulares, superfaturamento de preço de equipametos, notas fiscais falsas,), resultando em prejuíso de mais de R$ 5 milhões. Dilma precisa estar atenta, para não permitir que seu governo seja maculado por casos assim, acompanhando os desdobramentos de perto, e antecipando-se à mídia e à oposição nas suas decisões. A mídia está sequiosa para encontrar pulgas, quanto mais atos ilícitos.

- Parece ter agradado o setor cultural a escolha da atriz Ana de Hollanda para o Ministério da Cultura. Certamente o aspecto mais positivo da formação do quadro de Ministros de Dilma foi a sua ênfase na valorização das mulheres. Quanto aos demais, as escolhas por vezes deixaram a formação técnica para segundo plano, e o político foi principal. Tudo bem para o momento. Vamos ver quando o barco começar a andar.

- Foi revogada concessão de rádio para assessor de Hélio Costa.

- Os setores populares esperam que Cesare Battisti seja solto, e lhe seja concedido refúgio no país, pelo Presidente Lula, antes de sua saída. O Governo reacionário Italiano está usando este caso para promover uma política de fascistização da Itália. O julgamento de Cesare Battisti na Itália foi eivado de toda sorte de manipulações.

- Não sei como a mídia nacional não culpou os nossos aeroportos pela neve que cai na Europa e paralisa os aeroportos de lá?

- A camisinha nunca encontra um lugar certo para ficar, nas análises que fazem das palavras de Bento XVI. É a "imoralidade" que pode salvar vidas.

- As commodities são as responsáveis pelo aumento das ações da Bovespa, avançando 1,4 %. Como gostaríamos que fossem os manufaturados os responsáveis, mas enfim...

- A Positivo Informatica, líder da produção de computadores no país, informou que demitirá 600 funcionarios de sua fábrica no Paraná, representando 10% do quadro. As rescisões ocorrerão até a próxima sexta-feira desta semana. Que belo Natal o empresariado faz para a peãozada, heim?

- Inflação desacelera em dezembro. Índice do IPCA caiu para 0,69 %, ante um aumento de  0,86 % em novembro. Feijão, batata inglesa, tomate e hortaliças caíram. Carne de vaca em alta. Há tendência de leve queda dos preços dos alimentos nos próximos meses.

- No ano de 2011 o pau vai comer na hora de se decidir no Congresso a partilha dos royalties do pré-sal. Por cima das grandes alianças firmadas durante a campanha eleitoral, estão os interesse regionais e locais, que forçarão uma revisão desta politica, gostem ou não os estados produtores. Afinal, porque Lula não se esforçou por votar esta questão durante sua gestão?


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

O POVO DE RUA DE UBATUBA

 Nos feriados, a cidade de Ubatuba dobra o seu número de habitantes. Quando isso acontece, logo retiram os moradores em situação de rua, de seus locais, porque consideram que estes prejudicam a "imagem" da cidade. A questão é que os moradores de rua somente são lembrados quando são considerados prejudiciais à cidade. Não existe em Ubatuba uma política de valorização do povo de rua, capaz de diagnosticar o que impede eles de encontrar saídas dignas para suas vidas. Não existe sequer um local de acolhimento que lhes garanta um banho, uma refeição e uma cama. Saio toda semana para levar comida e conversar com eles.  Alguns querem voltar a trabalhar, mas encontram dificuldade em conseguir, tão logo sabem que eles vivem na rua e não possuem moradia fixa. Outros tem claro problema físico que lhes impede mobilidade. Outros ainda, convivem com drogas legais e ilegais.  O rol de causas que levaram a pessoa viver na rua é imenso, e para cada caso deve haver um encaminhamento de solução

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,