Domingo de vestibular deixa estudantes e pais apreensivos

Hoje a Puc em São Paulo fez seu vestibular em vários pontos da cidade, e talvez do estado, quem sabe no país.

A juventude realiza em um dia o esforço de um ano de cursinho e noites estudando acordado.

A prova teve um tempo mínimo obrigatório de três horas, período no qual ninguém poderia sair das salas (e onde está a liberdade de ir e vir?). O tema predominante não poderia ser outro - ecologia.

Fui fazer o vestibular de teologia, mirando o diaconato e observei como hoje os estudantes aparentam estar mais tranquilos na hora da prova.

Mas, certamente, que há uma aflição embutida, do projeto de cada um e dos projetos familiares(que deveriam ficar de fora, pois geralmente atrapalham). Grandes traumas começam aqui, pais.

É um dezembro de um 2010 produtivo para todos, pois o país cresceu, as oportunidades estão se ampliando, e um horizonte bem mais pujante para o Brasil se descortina.

Não é como em minha juventude (1968), onde as oportunidades eram poucas, as vagas também poucas, o dinheiro, pouco, e os desafios imensos. E ainda por cima uma ditadura.

Hoje não, o Brasil é o país do rompimento dos preconceitos, depois que um operário e uma mulher alçaram o cargo máximo do país.

Estamos na expectativa de que se abra o mercado de trabalho para as mulheres, ainda muito fechado. Na universidade o movimento negro já tem conquistas consolidadas, de cotas.

Então, que as pessoas com suas diferenças de preferências possam conviver, ter maturidade para expressar seus pensamentos, sem comprometer a liberdade e a convivência pacífica.

De fato, é um Brasil novo, mais arejado, mais natural.

É bom

Ah...é importante lembrar que existem também aqueles que não vêem estas mudanças e sempre falam mal de tudo.

Estes são cada vez menos representativos.

O Brasil novo do Homem Novo é o que buscamos ansiosamente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".