Ganância dos empresários da construção civil provoca inflação

Brasil vive um momento pujante. E a construção civil entrou no mesmo ritmo, e também ditando o ritmo.

Ocorre que, com a facilidade de financiamentos de longo prazo, o valor de uma prestação de um financiamento acabou por tornar-se igual ou até, em alguns casos menor que o valor do aluguel de um imóvel.

Resultado: Aumento da procura de imóveis à venda, financiados.

Mais um condicionante: a quantidade de terrenos à disposição para a construção dos imóveis urbanos, no caso de São Paulo, reduziu-se.

Em algumas regiões até já se esgotou. Isto provocou um encarecimento do preço dos terrenos.

Para compensar isto, e devido ao crescimento da procura, os empresários do setor da construção civil estão construindo imóveis com mais andares e a preços maiores.

Mas não pensem que o preço dos imóveis alugados diminuiu, porque também aumentaram. A procura neste segmento também está alta.

Como o Governo que reduzir o prazo dos financiamentos, com receio da inadimplência que já ocorreu nos países desenvolvidos, é de se esperar a queda na compra de imóveis no curto e médio prazo, numa tentativa de refrear a inflação.

Quem acompanha os preços dos imóveis, notará o incrível aumento nos valores dos apartamentos.

É a ganância do empresário da construção civil.

Aqueles que aplicavam o seu dinheiro na compra e venda de imóveis, em construção, estão saindo desta aplicação porque o próprio empresário do setor está fazendo isto.

Isto tudo se refere à classe média urbana. Aos trabalhadores, resta lançamentos em regiões mais afastadas, onde a oferta de terrenos ainda é abundante, em apartamentos de menor qualidade, e preços um pouco  mais baixos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".