Pular para o conteúdo principal

O salário acaba na compra dos remédios

Dois meses após as eleições parece que a vida retoma o seu caminho, mas a verdade que foi levantada durante a campanha não deixou de existir.

Só que agora não há eco.

Mas as pessoas que necessitam de atendimento hospitalar continuam vivendo as mesmas dificuldades de atrasos na marcação de consultas, de condições precarias de atendimento, etc.

Entre as dificuldades estão os remédios.

A indústria farmacêutica vive da doença das pessoas.

Quando mais enfermo, mais ela fatura com venda de medicamentos.

Esta é uma área onde a presença do Estado tem que ser predominante.

É inconcebível, e anti ético, usar da enfermidade para o enriquecimento de alguns privilegiados.

O Brasil precisa caminhar cada vez mais para uma medicina do estado, não privada.

Estes dias li que o governo do estado de São Paulo quer aprovar, a toque de caixa, com Alberto Goldman, uma lei que obriga o pagamento do serviço hospitalar público de São Paulo para pacientes que tenham convênio médico particular.

Já pensou.

Está aí mais uma ´porta de entrada da privatização do serviço hospitalar público.

Me poupe governador.


Ora, se até Obama começou a copiar o exemplo do SUS nos EUA, porque o Governo de São Paulo quer iniciar a privatização do serviço hospitalar, via conveniados que vão ao serviço público?

Quem paga convênios médicos deixa a cueca na porta do convênio e nunca é bem atendido.

Sim, paga mensalidades escorchantes, e quanto mais velho vai ficando,  paga mais e menos direitos de exames tem.

Aliás, ficar velho é um problema para os convênios particulares, que vão aumentando as mensalidades cada vez mais.

É, ser velho não é interessante para a saúde privada.

Então de duas uma: ou deixamos de envelhecer , ou alteramos esta relação imoral de privatização do serviço médico em relação ao público.

Então que a privatização dê lugar a uma serviço público. Mas é necessário um serviço público de qualidade.


Dilma, pesquisa feita mostra que a área de saúde está em primeiro lugar nas preocupações dos brasileiros. Pé na tábua Dilma, com o SUS.

Parece que Alexandre Padilha será o seu Ministro da Saúde, então fique e cima dele.

Estou em mãos com uma pesquisa em Sampa que mostra que os remédios tem preços que variam 1181,52% nas farmácias, e entre as mesmas redes de farmácias, e atenção, os genéricos também variam em torno de 122,23% .

Tem condições de se viver assim?

Tá todo mundo proibido de ficar doente!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,