Pular para o conteúdo principal

Uma obscura aliança entre católicos, muçulmanos e maçonaria










WEB-Freemasons-Sign-Ben-Scicluna-CCBen-Scicluna-CC
Eles dizem: “Eu não tenho nada contra os católicos”. Eles dizem até que amam os católicos, apesar de “terem certeza” de que a Igreja católica é malvada e mentirosa por natureza. Eles acham que a Igreja católica é uma grande e pérfida força maligna, que mantém alianças obscuras com outros poderes das trevas. Eles concordam que seria bom reforçar os laços de amizade entre os cristãos divididos, mas não com a Igreja católica.

E quem são eles? Eles são um grupo complexo, diversificado, difuso, que abrange desde amadores entusiasmados com as teorias da conspiração até televangelistas influentes, principalmente em países de língua inglesa, como o norte-americano Jim Nations e sua afirmação de que “os jesuítas inventaram a maçonaria como uma sociedade secreta falsamente cristã para contra-atacar a reforma protestante e criar uma ‘nova ordem mundial’”. O mesmo Jim Nations também acredita que “a maçonaria, o islã e a Igreja católica trabalham juntos para estabelecer essa nova ordem mundial, descrita no Apocalipse, capítulos 13 e 17”.

Podemos pensar que eles são doidos varridos, como diria a minha avó. Afinal, nem sequer os críticos evangélicos mais ferrenhos diriam que a Igreja faz parte de uma conspiração secreta com os maçons e os muçulmanos.

Esse tipo de visão bombástica, no entanto, exerce pouco efeito prático sobre a maioria das pessoas: não há muita gente que sinceramente pense desta maneira. Ainda assim, as pessoas que acreditam nessas histórias são mais numerosas do que costumamos imaginar.

Alguns anos atrás, quando eu ainda era episcopaliano, tive uma conversa com um amigo presbiteriano conservador em que lamentávamos as dificuldades para melhorar as relações entre os cristãos divididos. Eu citei, em tom de brincadeira, algum daqueles livros que dizem que existem túneis secretos entre o Vaticano e os conventos das proximidades para que os padres e as freiras possam se entregar a orgias desenfreadas. Meu amigo me olhou e, com expressão muito séria, sentenciou: “Mas isso é verdade”. Eu respondi que não era; ele replicou que era, sim. E começou a contar uma série de boatos desse tipo, irredutível em sua “certeza” de que são fatos comprovados e inquestionáveis, por mais que ele próprio não apontasse prova alguma a não ser generalidades típicas, como “Tem muitos livros que afirmam isso”.

Desde que me tornei católico, eu tive várias conversas com não católicos que soltavam histórias tão gratuitas quanto essa. E o mais curioso: eles pareciam pressupor que todos os católicos são pouco convictos da própria religião e concordariam facilmente com eles, a ponto de que os meus protestos os surpreendiam!

Nenhuma das histórias que eu já ouvi, no entanto, foi tão longe quanto a da “aliança” entre maçonaria, islã e Igreja católica. As pessoas que me falaram dessa tese demonstravam a maioria das características dos grupos extremistas: marginalização cultural, coesão grupal baseada em bodes expiatórios, medo do outro, preconceitos herdados do passado... Além disso, é um fanatismo fácil de alimentar, já que essas pessoas raramente conversam com um católico de verdade. Suas palavras nunca encontram quem as questione.

Mas há outras razões para esse tipo de comportamento, acredito eu. Uma delas é o grande apelo de “pertencer à minoria dos iluminados”, de “saber mais do que os outros”, de conhecer “a verdadeira história” por trás das aparências em que a maioria acredita. Todos nós conhecemos esse apelo: ele é uma das causas da fofoca. Quando nos deixamos seduzir pela excitação de “fazer parte do pequeno grupo de conhecedores da ‘verdade por baixo dos panos’”, nem sempre percebemos quando e o quanto ultrapassamos a divisa entre o plausível e o absurdo. As pessoas acostumadas com essas hostilidades contra a Igreja, por exemplo, tendem a partir rotineiramente de uma hermenêutica da suspeita. Não importa o quanto a Igreja faça coisas boas em público: “no fundo”, para eles, o que a Igreja “realmente” pretende é sempre macabro. Dentro dessa mentalidade, a Igreja “dos Bórgias e dos jesuítas” é muito boa em parecer boa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,