E daí, o Haiti?

Tenho notado um forte ranço racista neste causo da entrada "ilegal" de haitianos no Brasil, via fronteiras do oeste do país.

Até o Governo estabeleceu um critério de entrada, supostamente para inibir os chamados coiotes que ganham transportando estes abandonados de lá para cá, pátria da esperança.

Desconfio, entretanto, que o Governo Dilma encarnou uma certa aversão geral, que notei aqui em Sampa.

Triste, porque é um Governo que levanta bandeiras populares.

A questão é que o Brasil tem tradição de acolhida de vários povos, que formaram o chamado brasileiro, um tipo genérico impermeável a preconceitos, porque integra uma diversidade de raças.

Mas o mundo está vivendo um surto de nacionalismo racista, principalmente na Europa, mas lembrando que os EUA também tem o seu Muro da Vergonha com o México.

É um fenômeno, portanto, mundial, onde a retração econômica gera um fechamento muito grande aos estrangeiros.

Vi pela TV, que prefeitos de cidades do Acre, onde os haitianos estão alojados, deram passagens para eles irem à outras cidades, atitude muito parecida com aquelas feitas para com os mendigos e o povo de rua.

Assim, "resolve-se" o problema da imigração ilegal, na verdade uma transferência de uma situação que não se deseja enfrentar.

Ouvi de entrevistas junto a lojistas da região, palavras de rejeição à vinda deles, eivadas de comparação com "os  nossos pobres" que não tem oportunidades, "inchando" o grupo dos pedintes(sic).

Como se eles ajudassem os "nossos" necessitados.

Na realidade é uma rejeição aos pobres, na suposição de que eles não gostam de trabalhar.

Não vêem que a miserabilidade é o limite máximo do abandono que um ser humano pode chegar.

À propósito, empresários da região norte afirmam que os haitianos contratados por eles são bem dedicados. É compreensível esta atitude, tendo-se em conta a ausência de oportunidades em sua terra natal.

É de se ressaltar a presença solidária da Igreja Católica, tanto em termos de acolhimento, com alojamentos e alimentos, quanto com orientações.

Escutamos histórias muito tristes, de como estes imigrantes foram lesados durante o caminho e sofreram nesta aventura do Haiti até a fronteira norte do país.

É preciso que a sociedade brasileira desenvolva um movimento solidário aos haitianos, senão ficaremos ausentes como foi com os bolivianos, e muitos andinos que vieram para cá, e aqui encontraram uma situação de semi-escravidão, em pequenas confecções de fundo de quintal.

O Brasil deve dar exemplo de solidariedade internacional, diferentemente dos EUA e da Europa, preocupados apenas com seus umbigos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".