Pular para o conteúdo principal

Egito Fundamentalista:Irmandade Muçulmana anuncia aplicação da Chariá no Egito


Deplorável assistirmos a destruição das liberdades de expressão e de culto no Egito. 

Esta "revolução" retrocede os desejos iniciais dos jovens, que queriam oportunidades de empregos, trabalho. 

Agora se implanta o fascismo religioso de Estado, discriminando e condenando outras religiões mais do que na época de Moubarack, como é o caso dos cristãos coptas, mais antigos no Egito que os islamitas.

Não se tem direitos de herança, e existe condenação se ocorrer conversão ao cristianismo. As mulheres perderão direitos básicos. 

É mais um Estado fundamentalista islâmico, que atinge em cheio a chamada democracia laica.

Seguindo o figurino da CIA e do Pentágono, que desejam criar um ambiente belicoso que deflagre um grande conflito armado, o Egito vai compondo a geopolítica de cerco a Israel, para alegria dos fabricantes de armamentos, que não estão nem aí sobre a posição dos atores, desde que façam guerra.

Somente uma guerra de grandes proporções, à partir do Oriente Médio, poderá por fim à grande crise do capitalismo. 

O cenário está sendo armado. Falta a Síria.

Leia matéria retirada da Prensa Latina

Um dos altos cargos da Irmandade Muçulmana egípcia, Sobhi Salé, afirmou nesta quinta-feira que o partido Liberdade e Justiça aplicará a Chariá no país e proibirá o consumo de álcool, segundo indica o diário egípcio Al-Masry al-Youm.


O álcool será proibido, já que "o turismo não significa nudez nem bebedeiras". "Nós egípcios somos um povo religioso e não precisamos isso", disse um porta-voz da organização integrista ganhadora do primeiro turno das eleições egípcias.

Salé precisou que a aplicação da Chariá "estava planificada desde 1928" e que "o Islã é a solução". Ainda afirmou que se proibirá o álcool, já que "o turismo não significa nudez nem bebedeiras".

Por último, acusou os "restos" do regime de Hosni Mubarak de incitar à violência contra manifestantes no Cairo, sendo apoiado por um de seus correligionários, Jaled Ouda, que apontou que estes querem prejudicar a economia para que o povo "culpe a Irmandade Muçulmana", quando não tiver dinheiro para pagar os salários, uma vez chegue ao governo.

De outro lado, fontes da Irmandade Muçulmana asseguraram que o movimento está planejando incluir jovens "revolucionários" no sistema político para estabelecer um contrapeso e evitar a realização de manifestações contínuas.

A Irmandade Muçulmana foi a força mais votada na primeira parte das eleições em curso no Egito, com 40%, seguida da organização religiosa mais extremista ainda Al-Nour (salafistas), com 20%. Um bloco liberal atingiu 15% e os restantes 25% foram repartidos por diferentes forças minoritárias de esquerda.

Com informações da Prensa Latina

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,