Pular para o conteúdo principal

O cacetete democrático dos tucanos

Estava demorando a violência do estado tucano de Sampa voltar a reprimir o movimento sindical. Geraldo Alckmin, como nos velhos tempos da ditadura.


18 DE SETEMBRO DE 2012 - 18H58 

Sindicalistas são presos pela PM em S. Paulo durante assembleia


Foram presos na manhã desta terça-feira (18), o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, Miguel Torres, atual presidente da Força Sindical, e o secretário-geral da central, João Carlos Gonçalves, o Juruna, juntamente com outro dirigente e uma assessora. A motivação? Segundo relatos dos sindicalistas, foi pura falta de preparo dos policiais militares que passaram por cima da liberdade de expressão do trabalhador e cidadão. Confira entrevista à Rádio Vermelho.



“Foi um total despreparo dos policiais para enfrentar uma situação como essa. Fomos detidos, levados a uma delegacia, onde ficamos durante quatro horas para aguardar a lavratura do boletim de ocorrência. Não era greve, até os empresários das metalúrgicas estavam com a gente na rua, juntos”, declarou ao Vermelho Miguel Torres, presidente em exercício da Foça Sindical, logo que deixou o 31º Distrito Policial, no Carrão, Zona Leste.

O fato ocorreu por volta das 7h45, na Rua Cadiriri, na mooca, onde ficam as metalúrgicas Ferrolene e Aratell. Antes disso, por volta das 6 horas, os sindicalistas chegaram ao endereço para promover mais uma assembleia da campanha salarial dos metalúrgicos da capital.
“Não estávamos obstruindo a via, como ficou registrado no boletim de ocorrência”, declarou Juruna em entrevista à Rádio Vermelho sobre o assunto, referindo-se ao boletim de ocorrência registrado no 31º por “desobediência”.

Também foram detidos o dirigente David Martins de Carvalho, o motorista do caminhão de som, 
O presidente da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Wagner Gomes também comentou o fato, lembrando que os policiais atentaram contra o direito de expressão. A CTB e outras centrais promete emitir nota e procurar o governador Geraldo Alckmin (PSDB) para agendar reunião para esclarecer o fato.

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo foi procurada mas não retornou´. Segundo o boletim de ocorrência, ao qual o Vermelho teve acesso, o PM que conduziu os dirigentes foi Ricardo dos Santos Figueira, que figura como parte, e Cassio Vieira Batista, 35 anos, que figura como testemunha.


Deborah Moreira
Da redação

foto: Sindicato dos Metalúrgicos de S. Paulo

Entrevista com os sindicalistas:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,