Pular para o conteúdo principal

Pioram as condições psicológicas e físicas da cristã Asia Bibi


A Corte Suprema de Lahore continua a atrasar o processo da mulher cristã, desde 2010 presa no corredor da morte por blasfêmia. Os advogados apresentam uma petição, família e sociedade, entretanto, se alarmam por causa da sua saúde

Por Redacao

 03 de Julho de 2014 (Zenit.org) - Piora a saúde "psicológica e física" de Asia Bibi, a mãe cristã de cinco filhos, condenada à morte no Paquistão por blasfêmia. O sacerdote ativista da arquidiocese de Lahore, Pe. Ilyas John, confirmou à Agência de Notícias Asia News, pedindo “assistência médica imediata" para a mulher.

Há anos Asia Bibi espera o processo de apelo: desde novembro de 2010 a cristã - que se tornou um símbolo da luta contra a blasfêmia - vive no corredor da morte, isolada por razões de segurança. Um verdadeiro e real drama o que ela vive. Por tê-la defendido, em 2011, os extremistas islâmicos massacraram o governador de Punjab, Salman Taseer, e o ministro federal para as Minorias Religiosas, Shahbaz Bhatti.

Nas últimas semanas, o Tribunal de Recurso em Lahore adiou várias vezes o início do processo de segundo grau, buscando o que os advogados de Asia, Sardar Khan Chaudhry e Sardar Mushtaq Gill, chamaram de “uma manobra dilatória" graças a brechas legais de vários tipos.

Um exemplo é o que aconteceu no final de maio, quando o dossiê relativo à Asia Bibi desapareceu, sem motivo, da lista das audiências. Fontes locais disseram que os juízes não querem arcar com o ônus de fazer um juízo sobre o seu caso, enquanto que "ordens superiores" forçam a adiar o momento do veredicto.

"Condenamos fortemente a atitude do Judiciário", diz a Asia News o ativista muçulmano pró-direitos humanos, Akeel Ali Mehdi, um muçulmano. "Asia Bibi - diz - já sofreu o suficiente, até a sua família sofreu. Agora é hora de se fazer justiça, que lhe sejam oferecidos os cuidados necessários; os juízes têm que lidar com o caso imediatamente”.

Enquanto isso, os advogados de Bibi entraram com uma nova petição, para que seja marcado o mais rápido possível uma data que dê início ao processo de apelo. No documento apresentado às autoridades pelos advogados fala-se de uma saúde se deteriorando rapidamente, o que foi confirmado também pela família que esteve com ela nas últimas semanas.

Do Ministério do Interior informam que a cristã pode dispor de duas visitas médicas por mês, enquanto os diretivos da prisão falam de relatórios médicos inventados. No entanto, defesa e parentes chamam a atenção novamente sobre as suas condições e pedem atendimento médico em profundidade, juntamente com uma data certa para o processo de recurso.

São muitas, infinitas, as campanhas de sensibilização e as iniciativas organizadas pela sociedade civil e por vários políticos para fazerem que a mulher volte a abraçar os seus cinco filhos. A comunidade cristã no Paquistão, por exemplo, tem promovido vários dias de jejum e oração por sua libertação, aos quais também aderiram alguns muçulmanos. (Trad.T.S.)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como devia estar a cabeça de Mário de Andrade ao escrever este poema?

Eu que moro na Lopes Chaves , esquina com Dr.Sérgio Meira, bebendo atrasado do ambiente onde Mário de andrade viveu, e cuja casa é hoje um centro cultural fechado e protegido a sete chaves (que ironia) por "representantes" da cultura, administrada pela prefeitura... Uma ocasião ali estive, e uma "proprietária da cultura" reclamou que no passado a Diretoria da UBE - União Brasileira de Escritores, da qual fiz parte,  ali se reunia, atrapalhando as atividades daquele centro(sic). Não importa, existem muitos parasitas agarrados nas secretarias e subsecretarias da vida, e quero distância desta inoperância. Prefiro ser excluído; é mais digno. Mas vamos ao importante. O que será que se passava na cabeça do grande poeta Mário de Andrade ao escrever "Quando eu morrer quero ficar". Seria um balanço de vida? Balanço literário? Seria a constatação da subdivisão da personalidade na pós modernidade, ele visionário modernista? Seria perceber São Paulo em tod...

Profeta Raul Seixas critica a sociedade do supérfluo

Dia 21/08/2011 fez 22 anos que perdemos este incrível músico, profeta de um tempo, com críticas profundas à sociedade de seu tempo e que mantém grande atualidade em suas análises da superficialidade do Homem que se perde do principal e se atém ao desnecessário. A música abaixo não é uma antecipação do Rap? Ouro de Tolo (1973) Eu devia estar contente Porque eu tenho um emprego Sou um dito cidadão respeitável E ganho quatro mil cruzeirosPor mês... Eu devia agradecer ao Senhor Por ter tido sucesso Na vida como artista Eu devia estar feliz Porque consegui comprar Um Corcel 73... Eu devia estar alegre E satisfeito Por morar em Ipanema Depois de ter passado Fome por dois anos Aqui na Cidade Maravilhosa... Ah!Eu devia estar sorrindo E orgulhoso Por ter finalmente vencido na vida Mas eu acho isso uma grande piada E um tanto quanto perigosa... Eu devia estar contente Por ter conseguido Tudo o que eu quis Mas confesso abestalhado Que eu estou decepcionado... Porque ...

O que escondo no bolso do vestido - Poema de Betty Vidigal

Foi em uma conversa sobre a qualidade dos poemas, quais aqueles que se tornam mais significativos em nossa vida , diferentemente de outros que não sensibilizam tanto, nem atingem a universalidade, que Betty Vidigal foi buscar, de outros tempos este poema, "Escondido no Bolso do Vestido", que agora apresento ao leitor do Pó das Estradas, para o seu deleite. O que escondo no bolso do vestido  não é para ser visto por qualquer  um que ambicione compreender  ou que às vezes cobice esta mulher.  O que guardo no bolso do vestido  e que escondo assim, ciumentamente,  é como um terço de vidro  de contas incandescentes  que se toca com as pontas dos dedos  nos momentos de perigo,  para afastar o medo;  é como um rosário antigo  que um fiel fecha na palma da mão  para fazer fugir a tentação  quando um terremoto lhe ameaça a fé:  Jesus, Maria, José,  que meu micro-vestido esvoaçante  não v...