Pular para o conteúdo principal

Apelo dos bispos de Damasco depois do assassinato do sacerdote grego-ortodoxo Fady Haddad


É importante percebermos o quanto as igrejas da Síria identificam o atual conflito como sendo engendrado e realizado por forças externas ao país e ao seu povo. Retirei do Zenit.
Sacerdote e mártir
Segunda-feira, 28 de outubro de 2012 (ZENIT.org ) – Apresentamos em tradução portuguesa o texto do apelo lançado pelo Conselho de Bispos de Damasco, na Síria, depois da morte do sacerdote grego-ortodoxo Fady Haddad.
Depois de completar seus estudos no Seminário de São João Crisóstomo em Balamand, Norte do Líbano, o padre Fady HADDAD foi ordenado sacerdote no Patriarcado greco-ortodoxo em Damasco, em 1995, e nomeado pároco da paróquia de Santa Elias em Catana, nos arredores do sudoeste de Damasco, uma pequena cidade atingida pela crise.
Em uma tentativa de mediação para liberar um paroquiano seqüestrado por um grupo armado, Padre Fady (43 anos) foi, por sua vez, seqüestrado no 18 de Outubro de 2012 e encontrado morto com um tiro na cabeça no dia 24 de outubro de 2012 ...
É o segundo sacerdote-mártir na Síria desde a eclosão da violência.
O primeiro sacerdote assassinado foi o padre Bassilios NASSAR, assassinado em janeiro de 2012 em Hama (200 km ao norte de Damasco) ao tentar resgatar um homem ferido.
Os bispos de Damasco (6 ortodoxos e 4 católicos) reunidos no dia do funeral do padre HADDAD lançaram quinta-feira, 25 de outubro o seguinte apelo:
1) Apresentamos as nossas sinceras condolências à Igreja grego-ortodoxa: o Patriarca Ignácio IV, Sínodo, clero e paróquias, orando ao Senhor para que acolha no seu reino o sacerdote-mártir e todos os mártires da Síria.
2) Deploramos fortemente os ataques que têm como alvo civis inocentes, os locais de culto cristãos e muçulmanos e os homens de religião envolvidos na ajuda humanitária e espiritual nesses dias de sofrimento que marca a nossa amada Síria.
3) Deploramos a conspiração estrangeira que está semeando o mal e destruição no nosso pacífico País, porque a violência e a divisão não são da natureza do povo sírio e das suas tradições pacíficas.
4) Renovamos o nosso apelo para a reconciliação, o fim das violências, da proliferação das armas e da efusão de sangue, convidando ao diálogo para encontrar uma solução que garanta a paz, a justiça, a liberdade e a igualdade de todos os cidadãos.
5) Apresentamos os melhores desejos para os nossos irmãos muçulmanos por ocasião do ALADHA (Eid el-Kebir), dizendo-lhes: A vossa festa é a nossa festa, as vossas alegrias e as vossas tristezas são também nossas. Vivemos como irmãos, e irmãos seremos.
6) Concluímos agradecendo ao sacerdote mártir coroado pelo Senhor. Só o Senhor saberá consolar a sua Igreja, a sua paróquia, a sua família e trazer a paz para a Síria.
Damasco, 25 de outubro de 2012,

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,