Pular para o conteúdo principal

Conflito em pesquisas para Presidência, expõe disputa acirrada

As pesquisas Sensus, de um lado e Data Folha, de outro, parecem reproduzir, a luta política e ideológica que começa a se desenrolar na disputa para a Presiência da República. A oposição do PSDB argumenta que a Sensus induziu respostas, vinculando o nome de Lula ao de Dilma. Já a situação considera que o Data Folha inflou o número de entrevistados no Estado de São Paulo para favorecer a campanha de Serra.
Acrescente-se a isso uma propaganda da Rede Globo de comemoração de seus 45 anos de existência, em que se repete um "queremos mais", semelhante ao jingle do candidato José Serra. Foi retirada a propaganda. A desconfiança é grande. É uma verdadeira guerra por espaços, com ações e interpelações judiciais, que vão agregando pimenta à campanha. E os candidatos Dilma e Serra(porque a campanha está dualizada)? Bem, eles não entram nesta rinha preservando suas respectivas imagens de bons meninos e meninas, deixando para o pelotão de choque falar aquilo que os cala.
Um fato vem à tona: O candidato José Serra não está batido, como se acreditava que o rolo compressor da aprovação do Presidente Lula faria, nem a candidata Dilma está aproveitando o potencial de aprovação presidencial.
Ciro Gomes parece que sumiu, não se apresenta, e vai esvaindo-se pelo caminho. É um candidato respeitável, que muitos gostariam que fincasse os pés na campanha sem desistir. Parece que vai, mas aos trancos e barrancos. Já a candidata Marina está misturando natureza e conversão evangélica; com isto está afastando os ambientalistas e os católicos de sua campanha. É a impressão que se tem. Psol, está saindo dividido, com Plínio, e sem a Heloisa Helena que tem simpatia pessoal, não partidária por Marina. Esta divisão impede uma união da oposição de esquerda se unir num único palanque(Psol, Pstu, Pcb).
O movimento sindical, acumulando forças a décadas, mostra a cara num Conclat que deve acontecer no primerio semestre, posicionando-se na partida eleitoral, com Lula e Dilma. A grande imprensa, amedrontada com as Conferências de Comunicação, de Direitos humanos, etc vai se colocando na oposição ao governo.
A Igreja Católica, coitado de mim, não consegue respirar, devido ao mar de pedofilia, que fez o Papa chorar e dizer que a Igreja está ferida. Está escanteada, em termos e posição mundial, esperando passar esta maré tão ruim. Quem está em pastorais, não está nem aí, e continua suas missões, porque sabem que sempre foi assim e continuará a ser, a errar e acertar, ao mesmo tempo em que é perseguida.
E Deus em tudo isto, estará Ele ausente desta situação? De forma alguma. É preciso dizer à candidata Marina, que Deus tocou Dario, rei estangeiro, e abandonou muitos reis hebreus, quando viu seu nome ser esquecido ou usado por outros interesses que não o de seguir sua vontade.
A candidata Dilma, que era agnóstica, teve uma luta contra o câncer, que deve tê-la feito pensar melhor esta questão, porque Deus é Deus de vida, Senhor da vida, e parece que ela deve ter feito lá suas reflexões, não sei até onde chegou, Deus sabe. Já o Candidato Serra é Católico de nascimento, não tanto quanto o Geraldo Alkimin, e provavelmente deve ter um apoio da Igreja para ele, não explícito, mas organizado e disseminado na hierarquia, até as bases. É o que penso, posso me enganar.
O certo é que Deus escolherá quem deve vencer estas eleições, seja para o nosso bem, seja para o mal, dependendo de como o povo brasileiro está se comportando em sua humanidade para com seus próximos. Somos merecedores de um governo de paz e prosperidade? Fizemos a lição de casa como nossos irmãos necessitados? ou nos fechamos no egoísmo e acumulamos riquezas "que a traça roe". Com Deus não se brinca, nem se engana. Não estou fazendo nenhuma figuração de um Deus perseguidor, mas de um Deus que vê, tem opinião, e age, gostem ou não os que O ostentam apenas nas paredes.
Vamos pedir misericórdia, jogar cinzas sobre nossas cabeças, e reconhecer que muito tem que ser feito, para garantir um país mais igualitário, de oportunidades amplas para as diversas camadas, raças, e grupos minoritários. Dizer que o Presidente Lula ajudou a melhorar as condições de vida do povo, é certo, mas tem muito, muito, muito ainda por ser feito.
Os dois candidatos mais expressivos querem pegar esta herança e melhorar. Ninguém quer voltar ao período anterior a Lula. Vamos ver como vai caminhando a campanha. Neste blog, ficaremos abertos, sem nos posicionarmos, porque desejamos ver fluir a livre consciência, sem nossa opinião pessoal, é mais democrático, no momento. Mais para frente quem sabe a verdade vai ficando mais à mostra e o povo se decida considerando todos os fatores prós e contras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como devia estar a cabeça de Mário de Andrade ao escrever este poema?

Eu que moro na Lopes Chaves , esquina com Dr.Sérgio Meira, bebendo atrasado do ambiente onde Mário de andrade viveu, e cuja casa é hoje um centro cultural fechado e protegido a sete chaves (que ironia) por "representantes" da cultura, administrada pela prefeitura... Uma ocasião ali estive, e uma "proprietária da cultura" reclamou que no passado a Diretoria da UBE - União Brasileira de Escritores, da qual fiz parte,  ali se reunia, atrapalhando as atividades daquele centro(sic). Não importa, existem muitos parasitas agarrados nas secretarias e subsecretarias da vida, e quero distância desta inoperância. Prefiro ser excluído; é mais digno. Mas vamos ao importante. O que será que se passava na cabeça do grande poeta Mário de Andrade ao escrever "Quando eu morrer quero ficar". Seria um balanço de vida? Balanço literário? Seria a constatação da subdivisão da personalidade na pós modernidade, ele visionário modernista? Seria perceber São Paulo em tod...

Profeta Raul Seixas critica a sociedade do supérfluo

Dia 21/08/2011 fez 22 anos que perdemos este incrível músico, profeta de um tempo, com críticas profundas à sociedade de seu tempo e que mantém grande atualidade em suas análises da superficialidade do Homem que se perde do principal e se atém ao desnecessário. A música abaixo não é uma antecipação do Rap? Ouro de Tolo (1973) Eu devia estar contente Porque eu tenho um emprego Sou um dito cidadão respeitável E ganho quatro mil cruzeirosPor mês... Eu devia agradecer ao Senhor Por ter tido sucesso Na vida como artista Eu devia estar feliz Porque consegui comprar Um Corcel 73... Eu devia estar alegre E satisfeito Por morar em Ipanema Depois de ter passado Fome por dois anos Aqui na Cidade Maravilhosa... Ah!Eu devia estar sorrindo E orgulhoso Por ter finalmente vencido na vida Mas eu acho isso uma grande piada E um tanto quanto perigosa... Eu devia estar contente Por ter conseguido Tudo o que eu quis Mas confesso abestalhado Que eu estou decepcionado... Porque ...

O que escondo no bolso do vestido - Poema de Betty Vidigal

Foi em uma conversa sobre a qualidade dos poemas, quais aqueles que se tornam mais significativos em nossa vida , diferentemente de outros que não sensibilizam tanto, nem atingem a universalidade, que Betty Vidigal foi buscar, de outros tempos este poema, "Escondido no Bolso do Vestido", que agora apresento ao leitor do Pó das Estradas, para o seu deleite. O que escondo no bolso do vestido  não é para ser visto por qualquer  um que ambicione compreender  ou que às vezes cobice esta mulher.  O que guardo no bolso do vestido  e que escondo assim, ciumentamente,  é como um terço de vidro  de contas incandescentes  que se toca com as pontas dos dedos  nos momentos de perigo,  para afastar o medo;  é como um rosário antigo  que um fiel fecha na palma da mão  para fazer fugir a tentação  quando um terremoto lhe ameaça a fé:  Jesus, Maria, José,  que meu micro-vestido esvoaçante  não v...