A CONTRADIÇÃO ENTRE A MONTANHA E A PLANÍCIE

Com todo a volume de atividades que realizamos cotidianamente, que exigem nossa presença e atenção constantes, há uma tendência, para quem busca um encontro íntimo com Deus, de um esfriamento da oração, de um cair neste mundo, seus afazeres, e ir perdendo, lentamente aquela presença divina em si.

Chega um momento em que nos olhamos, e notamos o quanto enrijecemos os sentimentos, a capacidade de viver a paz, a justiça e o amor, ficando com o coração petrificado. Nestas ocasiões, para se entrar em oração, é necessário transportar um piano, tão difícil se torna.

Não devemos, portanto descuidarmos da oração, do aperfeiçoamento que Deus nos dá de lapidarmos nossos valores, pensamentos e sentimentos, enfim a alma.

Esta é uma velha contradição do cristão, a contradição entre a montanha e a planície, entre a meditação e a prática, uma com dimensões totalmente opostas à outra, mas com uma complementaridade que somente pelo Espírito Santo será capaz de conviver harmoniosamente.

"Senhor, que eu possa entrar em seus labirintos e perder-me sempre nele. Senhor, que eu possa libertar-me desta mundo, encontrando-me nele".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".