O PODER DO LÍDER E A INFLUÊNCIA DOS INSTINTOS PRIMITIVOS


Escolhemos os melhores profissionais para ocupar importantes posições em nossas organizações. O que não sabemos é se eles continuarão a ser as pessoas dóceis e compreensivas que eram.

Nunca  serão os  profissionais que eram mais, as teorias gerenciais nos mostram. É até uma necessidade de sobrevivência, uma auto-afirmação.

O que às acontece algumas vezes é que acabam misturando inveja, vingança e outros tantos péssimos valores  ao que  ingredientes do dia-a-dia de seu trabalho. E coitados de seus colaboradores, se não rezarem em suas  cartilhas.

Usam do poder investido pela empresa para resolver diferenças pessoais, fugindo de toda questão gerencial propriamente dita. Ficam respaldados em sua posição e vão se tornando pequenos ditadores, até com a ignorância dos empresários que lhes promoveram, ou então incutem-lhes a necessidade de serem assim "fortes", porque senão a produtividade cai, e outras lorotas mais.

Não faço parte com isto, que significa o inverso de todas as teorias de desenvolvimento gerencial mais recentes. Para ser ditador, não é necessário muito esforço: basta fazer pressão, e o medo se instala, depois a subserviência, e enfim o mínimo e a rejeição é o resultado.

Empresários de todo mundo despertai-vos!

Comentários

Ao postar o desenho não percebi a insinuação com a mão do Presidente Lula. Quero desulpar-me de antemão com qualquer semelhança, nem foi esta a intenção, muito ao contrário, pretendia apenas aproveitar uma imagem para ilustrar um texto sobre a influência dos instintos no uso do poder.

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".