Síria: Os cristãos estão entre os "mais vulneráveis"

Relatório enviado à Agência Fides documenta com dados objetivos a exposição especial da comunidade cristã às consequências desastrosas da guerra civil
Por Redacao
04 de Julho de 2013 (Zenit.org) - Um detalhado relatório de 78 páginas feito e publicado por Open Doors International (agência de ajuda aos cristãos perseguidos, fundada pelo missionário evangélico holandês Anne van der Bijl) e enviado à Agência Fides documenta com dados objetivos a exposição especial da comunidade cristã síria às conseqüências desastrosas da guerra civil.
O relatório, intitulado Vulnerability Assessment of Syria's Christians aos cuidados da analista geopolítica Nicholas Heras, coleta e expõe com rigor científico os fatores de "vulnerabilidades" que caracterizam a condição dos cristãos no cenário atual na Síria. Reúne notícias de várias fontes sobre a violência perpetrada contra os cristãos e descreve em detalhes os fatores objetivos que fazem da comunidade cristã um dos grupos mais vulneráveis no vórtice sangrento que está assolando o país, a partir de sua concentração em áreas estratégicas (áreas de Damasco, Homs e Aleppo e as áreas de fronteira com o Líbano e Turquia) ao centro de um confronto militar.
A notícia publicada pela agência Fides afirma que os cristãos – conforme o relatório - pagam o fato de "estarem no meio do fogo cruzado, sofrendo violência de ambos os lados". São alvos "fáceis" para todos os grupos criminosos que se aproveitam do caos. Eles sofrem mais hostilidade e perseguições em campos de refugiados. Eles são objeto de ataques direcionados cada vez mais frequentes pelas gangues islâmicas. Há proporcionalmente mais refugiados e deslocados entre a população cristã do que entre outros grupos étnicos e religiosos. E sua vulnerabilidade é acentuada pela relutância em se organizar em milícias armadas de autodefesa sectária. Uma série de elementos que fazem projeções sombrias sobre o futuro dos cristãos na Síria prenunciado nas últimas páginas do relatório, qualquer que seja o resultado da guerra civil. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".