República Centro Africana: cooperadora humanitária e religioso espiritano sequestrados


Em Bangui, na segunda-feira, enquanto estavam em um veículo para o transporte de remédios. Dom Nzapalainga está pessoalmente envolvido nas negociações para a libertação

21 de Janeiro de 2015 (Zenit.org) - Os sequestrados na manhã de segunda-feira em Bangui: a cooperadora francesa Claudia Criest e o religioso da Republica Centro Africana da Congregação do Espírito Santo, Gustave Reosse, foram levados enquanto estavam a bordo de um veículo de transporte de medicamentos. Os dois estavam envolvidos em atividades humanitárias da ONG católica Coordination docesaine de la santé, ligada à arquidiocese da capital centro-africana.
De acordo com o testemunho -relatado pela agência Fides- do Padre Elkana Ndawatcha C.S.Sp, sacerdote espiritano que estava dirigindo o carro, quatro homens armados bloquearam a estrada, fizeram o sacerdote sair do carro, e depois de terem roubado seus bens pessoais, e tomarem o veículo, os homens se dirigiram em direção ao bairro Boy-Rabe, levando os dois operadores.
Os sequestradores - explica a agência Fides - estariam ligados ao líder da "milícia anti- balaka" Rodrigue Ngaibona, conhecido como general Andjilo, cuja gangues armadas se contrapõem aos ex-rebeldes Séléka.
O sequestro é interpretado como um ato de retaliação, depois que em 18 de janeiro, o general Andjilo - acusado de atos criminosos – foi preso pelas forças da ONU presentes na República Centro Africana. Fontes locais também relatam que o Arcebispo de Bangui, Dom Dieudonné Nzapalainga (também membro da Congregação do Espírito Santo), está pessoalmente envolvido nas negociações para libertar os dois reféns.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como devia estar a cabeça de Mário de Andrade ao escrever este poema?

PLEBISCITO POPULAR

O que escondo no bolso do vestido - Poema de Betty Vidigal