Turquia: Erdogan impõe o estudo do Alcorão em todas as escolas


Em vigor da reforma que estende o ensino da religião islâmica em todas as instituições, exceto as das minorias ortodoxas e armênias. Em risco o futuro da educação dos 200.000 refugiados cristãos sírios na Turquia
Por Redacao
ROMA, 15 de Setembro de 2014 (Zenit.org) - Uma reforma escolar abre a nova era da Turquia sob a presidência de Tayip Erdogan. De acordo com o projeto do Chefe de Estado o ensino e a educação religiosa, a corânica, deverá ser estendida a todos os tipos de escolas, de todas as classes e ordem. Até agora isso estava apenas limitado ao Imam Hatip Lisesi, as escolas religiosas destinadas a formar a futura casta religiosa turca, que só podia ingressar depois de fazer oito anos da escola obrigatória, mas agora poderá ser feito a partir do ensino fundamental.
A reforma - começada há um ano e passada despercebida - prevê a extensão dos atuais oito anos de escolaridade obrigatória para 12 anos, período em que será obrigatório o ensino da religião e da educação islâmica. Isso, relata a agência Asia News, será aplicado para este ano letivo.
Outra novidade significativa da nova Turquia de Erdogan é que também os graduados das escolas religiosas, ao contrário do que acontecia até agora, poderão ter acesso a todas as faculdades que dão o direito a postos-chave da administração pública.
O próximo passo da reforma será o ensino da língua árabe, até mesmo como uma segunda língua, de modo a capacitar os alunos a compreender o Alcorão, uma vez que em língua turca não há palavras que ajudem a aprofundar os ditames do livro do profeta.
Não só isso. Da obrigação de ensinar o Alcorão e educação religiosa corânica - explica Asia News – estão isentas as escolas das minorias ortodoxas e armênias, algo como 2.000 e 250 estudantes, respectivamente. As outras pessoas que não queiram frequentar as escolas públicas, a fim de evitar a instrução e educação religiosa terão que ir para as escolas privadas, que, devido às caras mensalidades, são privilégio dos ricos.
À luz disto, muitos se perguntam sobre o destino educativo dos milhares de cristãos da Síria, cerca de 200 mil, estabilizados na na Turquia, cujos filhos deverão frequentar as escolas turcas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".