Jornalistas Livres lançam campanha para ampliar mídia independente

2 de junho de 2015 - 15h38 

A Rede Jornalistas Livres surgiu no dia 12 de março de 2015 da necessidade urgente de enfrentar a escalada da narrativa de ódio, antidemocrática e de permanente desrespeito aos direitos humanos e sociais, em grande parte apoiada pela mídia tradicional. A ideia-força dos Jornalistas Livres é a da colaboração entre todos os comunicadores que defendem e lutam pela ampliação da democracia, bem como dos direitos humanos e sociais conquistados a duras penas pelas camadas mais vulneráveis da população.


  
"Usamos as redes sociais, não somos remunerados, atuamos única e exclusivamente em nome da paixão que nutrimos pelo jornalismo e seu gênero mais nobre, a reportagem.

Entre nós, coletivos de mídia livre, artistas, jornalistas avulsos, repórteres, editores, fotógrafos e cinegrafistas, não pode existir a competição. Sabemos que, juntos, compartilhando uns aos outros, podemos chegar mais longe, atingir públicos mais amplos, levando informações honestas e de qualidade.

Queremos incluir as vozes, os sotaques, os modos de expressão, as histórias de vida, as alegrias e os lamentos de toda a imensa variedade de formas de vida e sociabilidade humana que se encontram neste país.



Ação direta dos Jornalistas Livres e da rede de Intervenção Contra a Redução da Maioridade Penal, em São Paulo. Bandeirão da casadalapa.

Não almejamos a “fala correta”, não seguimos manuais homogeneizadores e excludentes da diferença e diversidade. Somos uma rede inclusiva contra a exclusão somos, por isso, bem diferentes da mídia corporativa, para a qual o ideal de Brasil cabe em um comercial de margarina: branco, hétero, cisgênero, urbano, rico.

Veja, nos links, alguns exemplos das nossas coberturas jornalística
s:




15M: Na primeira grande cobertura dos Jornalistas Livres, mostramos as manifestações do chão, conversando com os participantes. E descobrimos um importante contraponto na narrativa da grande mídia.


"Cadê a água", reportagem sobre a crise hídrica, que gerou revolta em Itu, interior paulista. Colaboração da Conta D'Água

E, para continuar na estrada, fazendo esse jornalismo crítico, inteligente e provocador, precisamos do seu apoio.
Nosso desafio é constituir uma mídia independente, apartidária, inclusiva, crítica, pluralista de verdade, desafiadora dos clichês e preconceitos alimentados pela mídia tradicional a serviço dos grandes e poderosos. Uma imprensa verdadeiramente livre que, por isso mesmo, nunca seria financiada por multinacionais, concessionárias de veículos ou empreiteiras que vivem da especulação imobiliária.

Entre a defesa dos apartamentos de luxo cercados por seguranças e o lado dos movimentos de moradia, não temos dúvida: estamos com os movimentos de moradia.


Jornalistas Livres em ação durante ocupação do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto.
Recompensas!

Além de ajudar a construir a mídia independente no país, ao doar você terá seu nome eternizado no Manifesto dos Jornalistas Livres, a carta com os princípios norteadores de nossas ações, que sempre estará disponível e em destaque no nosso site e nas redes sociais.





Camisetas ilustradas com desenhos do cartunista Vitor Teixeira.


Além disso, você recebe adesivos, livros, fotos e poderá participar de debates semanais online sobre as pautas, coberturas e bastidores de nossas reportagens, com crachá personalizado. Uma ilustração do cartunista e ativista Vitor Teixeira irá estampar uma camiseta. Você pode receber os livros "Cidades Rebeldes", sobre as manifestações de junho de 2013, e “Bala Perdida”, que retrata a violência policial no Brasil, ambos assinados pelos autores, integrantes dos Jornalistas Livres. Produtos da terra naturais e orgânicos cultivados nos assentamentos do Movimento Sem Terra são parte das recompensas. Palestras e oficinas também compõem o pacote de presentes para quem ajudar a fortalecer a rede Jornalistas Livres


E você poderá receber fotos incríveis em diferentes formatos de alguns dos melhores e mais reconhecidos fotógrafos jornalistas brasileiros dos Jornalistas Livres, como de Mauricio Lima, finalista do Prêmio Pulitzer de 2015 e Fotógrafo do Ano pelo Picture of The Year Latin America 2015.


Imagens das ações da Frente de Luta por Moradia no momento em que ocupavam edifícios no centro de SP. Ensaio "Teto da Dignidade", por Mauricio Lima para Jornalistas Livres.



Como participar?

Basta escolher um valor dentre os listados ao lado, clicar em "apoiar este projeto" e seguir as instruções.

Dessa maneira, você estará fortalecendo a narrativa das lutas populares, a mobilização pela democratização da mídia e o direito a uma informação pluralista. Ajude a construir o jornalismo livre! Por um país mais justo e inteligente.

Mais informações, acesse nossa página no facebook. Se quiser um contato direto ou tiver dúvidas, mande email para jornalistaslivres@gmail.com.".

Orçamento


Vamos usar o dinheiro arrecadado para custear alguns itens básicos para o Jornalismo de Rede que praticamos.

1. Aluguel da nossa primeira sede, em São Paulo: embora nossa plataforma seja a internet, necessitamos de uma sede equipada com rede wireless, para os encontros presenciais que realizamos semanalmente. A mesma sede acolherá os vários grupos de trabalho que constituem os Jornalistas Livres e será usada para a realização de oficinas de formação em Jornalismo.

2. Construção de um site: até o momento, o Facebook é o canal prioritário usado pelos Jornalistas Livres para acessar seus leitores. Queremos ampliar essa conexão por intermédio de um site com navegabilidade amigável e design inovador, que possibilite: a. Uma forte interatividade entre todos os coletivos que compõem a rede e os leitores; b. A indexação dos conteúdos que produziremos, visando pesquisas posteriores; c. A construção de uma biblioteca-acervo das lutas populares; d. A realização de atividades de formação à distância.

3. Aquisição de equipamentos básicos e necessários à cobertura jornalística: de imediato, visamos à compra de dois notebooks e duas câmeras fotográficas profissionais, para serem compartilhados entre os repórteres.

4.
 Compra de passagens e vouchers de hospedagem para coberturas jornalísticas fora de São Paulo, além de reuniões e oficinas com coletivos de outras cidades, com o objetivo de expandir a rede Jornalistas Livres.





Fonte: Jornalistas Livres

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".