Randolfe e Heloísa Helena deixam PSOL; ex-senadora adere à Rede
Enfrentando divergências internas desde 2014, Rodrigues também negocia a migração para o partido capitaneado pela ex-senadora Marina Silva

Vereadora de Maceió, Heloísa Helena diz que será "uma soldada de Marina"
Único senador eleito pelo PSOL, Randolfe Rodrigues (AP) anunciou neste domingo (27) sua desfiliação do partido.
É a segunda baixa da legenda nos últimos dois dias. Na sexta-feira (25), a ex-senadora e vereadora em Maceió Heloísa Helena deixou o partido e assinou sua ficha de filiação na Rede Sustentabilidade.
Enfrentando divergências internas desde 2014, quando deixou de disputar a presidência da República pelo PSOL, Randolfe Rodrigues também negocia a migração para o partido capitaneado pela ex-senadora Marina Silva.
A Rede teve o seu registro concedido pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) na última terça-feira (22). Durante a semana, os deputados federais Miro Teixeira, que estava no Pros, e Alessandro Molon, mais votado pelo PT fluminense em 2014, aderiram à legenda.
Em nota divulgada em seu site oficial, o senador pelo Amapá afirmou que deixa de ser um filiado do PSOL e passa a ser "um amigo do partido".
Ele justificou a decisão alegando que o ambiente político exige "uma maior capacidade de articulação política" e "multiplicidade de relações" na construção de uma organização política que atraia "jovens" e "militantes das redes sociais".
"Este é um movimento que ocorre em todo o planeta e sinto que tenho um papel a cumprir neste novo cenário. (...) Saio para fortalecer minhas convicções e não para abandoná-las", afirmou o senador.
Principal aliado do senador no Amapá, o prefeito de Macapá Clécio Luís também deixou o PSOL, mas deve se filiar ao PCdoB. Ele justificou a saída do partido nas redes sociais dizendo que o cargo de prefeito "impõe imensos problemas a resolver".
"[São] problemas que exigem relações políticas mais amplas, capacidade de fazer alianças maiores e um trabalho articulado com outros entes do poder público, como o governo federal".
Heloísa Helena
Fundadora do PSOL e candidata a presidente em 2006, após ter sido expulsa do PT, Heloísa estava afastada do partido desde dezembro do ano passado.
Ela oficializou a desfiliação somente nesta semana para evitar problemas com a Justiça Eleitoral.
O afastamento do PSOL vem desde 2011, quando Heloísa aderiu ao processo de criação do grupo político de Marina Silva.
A reportagem apurou que Heloísa pode desistir de disputar a reeleição para o cargo de vereadora em Maceió no próximo ano e preparar candidatura a deputada federal ou senadora em 2018 por Alagoas.
Nas redes sociais, Heloísa comemorou a criação da Rede afirmando que "Marina [Silva] merece e o Brasil precisa" do partido.
Também afirmou que o novo partido será criterioso nas filiações: "Sabemos que é muito importante disputar eleições, mas sem repetir o oportunismo e a promiscuidade".
A reportagem tentou entrar em contato com a ex-senadora neste domingo (27), mas seu telefone estava desligado.
Comentários
Postar um comentário