Pular para o conteúdo principal

8.500 crianças morrem de desnutrição a cada dia


"A desnutrição retrocede, mas é preciso quadruplicar o investimento para erradicá-la em 2030"
Por Redação
Madrid, 15 de Outubro de 2015 (ZENIT.org)
A Save the Children e a Ação contra a Fome apresentaram nesta quarta-feira, em Madri, o Informe Mundial de Nutrição 2015, divulgado por ocasião do Dia Mundial da Alimentação, a ser celebrado neste domingo, 18 de outubro.
Entre os dados positivos, 96 milhões de crianças a menos com desnutrição crônica do que há 25 anos; dentro de um ano, mais 15 países poderão cumprir os objetivos de redução da desnutrição traçados para 2025 pela Assembleia Mundial da Saúde.
Entretanto, em 2013, 6 milhões de crianças morrem por causas evitáveis relacionadas com a saúde, das quais 3,1 milhões faleceram por causas associadas com a desnutrição. Cerca de 8.500 crianças morrem por dia, no mundo, devido a este problema, observou o responsável pela área Saúde e Nutrição da Ação contra a Fome, Antonio Vargas.
O Informe Mundial de Nutrição 2015 destaca a necessidade de que os governos dos países em desenvolvimento dupliquem os investimentos específicos em nutrição e pede aos países da OCDE que o quadripliquem, financiando concretamente o pacote nutricional básico e suas dez intervenções-chave, como a promoção do aleitamento materno exclusivo até os seis meses, a suplementação com vitaminas e o tratamento comunitário da desnutrição aguda severa.
“Os governos do mundo parecem começar a compreender que uma boa saúde nutricional é a premissa para a realização de qualquer outro direito básico das pessoas e o ponto de partida para o desenvolvimento sustentável de qualquer país”, afirmou Antonio Vargas.
O diretor de Cooperação Internacional da Save the Children, David del Campo, destacou a existência de outra ameaça: “a obesidade e as enfermidades relacionadas a ela, que estão custando até 20% dos orçamentos de saúde no mundo”.
A Ação contra a Fome e a Save the Children apresentaram uma bateria de medidas para melhorar o estado nutricional do mundo, desde o tratamento (simples e acessível, mas hoje disponível só para 10% das crianças que o necessitam) até o financiamento de projetos específicos em nutrição, além do enfoque integrado (que combina medidas relacionadas com água, saneamento, higiene e meios de vida) e da melhora no acompanhamento e prestação de contas dos investimentos em nutrição.
A melhor nutrição possível requer 9 bilhões de euros por ano, disseram os porta-vozes das duas organizações

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,