Pular para o conteúdo principal

Como se forma um ladrão

A maioria poderá pensar que a criminalidade,  tem uma relação direta com a miserabilidade, e realmente, a miséria traz um convite ao roubo, sobretudo quando aqueles que não têm, vêem o rico refestelar-se de sua riqueza em grandes restaurantes, hotéis de luxo, clubes da sociedade, usando roupas de grifes famosas, e morando, perdão, residindo e espaçosas mansões de luxo, protegidas por guardas particulares em condomínios fechados.

Mesmo assim, ainda permanece a questão principal sobre o que forma realmente um ladrão?
Estes dias, tive, em família duas notícias de roubo, uma frustrada, outra bem sucedida, se assim pudermos dizer.

A frustrada ocorreu na montagem dos armários da galeria de minha filha, onde o pessoal colocou armários de madeira, para assentar as fotos em diversos tamanhos.

Foi um trabalho extenuante, admirável até. Entretanto, ao final da colocação após os trabalhadores terem concluído, e já estarem no caminhão para retornar, o marido de minha filha, percebeu a falta de sua furadeira elétrica, tão importante para fixar os quadros nas exposições em que participam.

Imediatamente, desceu para encontrar a equipe de montagem, arguindo junto ao coordenador da equipe sobre a "subtração" da parafusadeira, pata tornar esta crônica mais policial, embora de fundamento ético filosófico.

O outro respondeu-lhe que todos os seus funcionários eram de confiança, sendo dois evangélicos. Percebendo uma protuberância que se espalhava por debaixo da camisa de um dos funcionários, ele instou o rapaz a levantar a camisa. Qual não foi a surpresa ao descobrirem todos que ali, debaixo da camisa do trabalhador, estava a parafusadeira.

Imagino como deve ter ficado desagradável a situação naquele momento: um olhando para o outro sem entender porquê?.

O rapaz,  o ladrão, um dos evangélicos, pediu desculpas, e foram embora. Mais tarde o dono da empresa ligou desculpando-se, com várias explicações, mas sem fazer nenhuma reparação material, o que não irá mudar  a imagem de sua empresa, que perderá contratos futuros.

O outro caso de roubo foi em casa. Eu chego do serviço tarde, e de bike. Devido ao fato de sair e voltar quando ainda é noite, preciso de lanternas traseira e dianteira. Pois, neste mesmo dia havia uma festa de crianças em minha vila durante a noite.

Pela manhã, quando fui pegar a bike, notei a falta da lanterna dianteira. Ao voltar procurei aos vizinhos que deram a festa para dar conta do desaparecimento. Pelo que soube, deve ter sido um ou alguns dos garotos da vizinhança. Até agora ninguém se movimentou para achar a lanterna de minha bicicleta.
Conclusão: Falta família por todos os lados.

Não adianta nem fingir-se de crente.

Falta família. Família, família, família. Falta educação familiar, pai, mãe, com as suas orientações cotidianas, para formar gente decente.

Mas com um país onde a família está destroçada, onde Deus não coabita com a família, e sim a TV com todos os convites à transgressão, onde os maus exemplos vêm de cima., a fábrica de ladrões e de bandidos, vai bem obrigado.

Não é escola, não. Porque das escolas também saem bandidos. É de família que estamos falando. E não somos de de nenhuma TFP (Tradição , Família e Propriedade), somos simples mortais, que levam a vida toda para perceber que a família, com Deus, é o esteio de uma nação respeitosa e democrática, com direito a todos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como devia estar a cabeça de Mário de Andrade ao escrever este poema?

Eu que moro na Lopes Chaves , esquina com Dr.Sérgio Meira, bebendo atrasado do ambiente onde Mário de andrade viveu, e cuja casa é hoje um centro cultural fechado e protegido a sete chaves (que ironia) por "representantes" da cultura, administrada pela prefeitura... Uma ocasião ali estive, e uma "proprietária da cultura" reclamou que no passado a Diretoria da UBE - União Brasileira de Escritores, da qual fiz parte,  ali se reunia, atrapalhando as atividades daquele centro(sic). Não importa, existem muitos parasitas agarrados nas secretarias e subsecretarias da vida, e quero distância desta inoperância. Prefiro ser excluído; é mais digno. Mas vamos ao importante. O que será que se passava na cabeça do grande poeta Mário de Andrade ao escrever "Quando eu morrer quero ficar". Seria um balanço de vida? Balanço literário? Seria a constatação da subdivisão da personalidade na pós modernidade, ele visionário modernista? Seria perceber São Paulo em tod...

PLEBISCITO POPULAR

  Está sendo organizado em todos Brasil um Plebiscito Popular, para ouvir  população sobre a redução da atual jornada de trabalho, de 6×1, que não permite só trabalhador usufruir do seu lazer junto à família, por completa falta de tempo.  Também este Plebiscito quer saber a opinião do povo sobre aumentar os impostos dos mais ricos, principalmente dos que ganham mais de R$ 50.000,00 por mês.  Este Plebiscito irá até 07 setembro de 2025 e será entregue no Congresso Nacional.

Profeta Raul Seixas critica a sociedade do supérfluo

Dia 21/08/2011 fez 22 anos que perdemos este incrível músico, profeta de um tempo, com críticas profundas à sociedade de seu tempo e que mantém grande atualidade em suas análises da superficialidade do Homem que se perde do principal e se atém ao desnecessário. A música abaixo não é uma antecipação do Rap? Ouro de Tolo (1973) Eu devia estar contente Porque eu tenho um emprego Sou um dito cidadão respeitável E ganho quatro mil cruzeirosPor mês... Eu devia agradecer ao Senhor Por ter tido sucesso Na vida como artista Eu devia estar feliz Porque consegui comprar Um Corcel 73... Eu devia estar alegre E satisfeito Por morar em Ipanema Depois de ter passado Fome por dois anos Aqui na Cidade Maravilhosa... Ah!Eu devia estar sorrindo E orgulhoso Por ter finalmente vencido na vida Mas eu acho isso uma grande piada E um tanto quanto perigosa... Eu devia estar contente Por ter conseguido Tudo o que eu quis Mas confesso abestalhado Que eu estou decepcionado... Porque ...