Pular para o conteúdo principal

Marginais assassinas


Marginal Tietê lidera entre vias com mais acidentes fatais envolvendo motos. Retirado da Folha

Publicidade
ANDRÉ MONTEIRO
DE SÃO PAULO
A marginal Tietê, uma das principais vias expressas de São Paulo, continua sendo a via mais perigosa para motociclistas na cidade.
De acordo com balanço da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a via expressa está no topo da lista de endereços onde ocorreram mais mortes de motociclistas em acidentes de trânsito no ano passado.
Apesar de repetir a liderança, como vem ocorrendo nos últimos anos, houve queda no número de vítimas, dado que baseia o ranking das vias mais perigosas para motociclistas na cidade.
Elas passaram de 28, em 2011, para 23 no ano passado -uma queda de 18%.
Também foi registrada queda na maioria das dez vias mais perigosas -no geral, houve redução de 14% no número de motociclistas mortos no trânsito na cidade.
Mesmo com a redução dos acidentes fatais com motociclistas, ocupantes de motos ainda representam mais que o dobro das vítimas do trânsito em relação a motoristas e passageiros de carros.
No ano passado foram 438 mortos em motos, contra 201 em carros.
ESTREITA
A marginal Tietê manteve a liderança nos últimos anos mesmo após medidas adotadas em 2010 que visavam aumentar a segurança na via, como a restrição das motos nas pistas expressas e a redução nos limites de velocidade para caminhões.
Para motociclistas, também houve uma redução na largura das faixas, o que diminuiu o espaço do corredor formado entre os carros.
Editoria de arte/Folhapress
"Acho que a ideia era retirar as motos do corredor e reduzir acidentes, mas não surtiu efeito. Ao contrário, o motociclista continuou no corredor, mas com mais risco", afirma Luiz Artur Cané, presidente do Movimento Brasileiro de Motociclistas.
A mesma situação ocorreu na av. Alcântara Machado (Radial Leste), que neste ano entrou na lista das vias mais perigosas, atrás apenas das marginais Tietê e Pinheiros.
Cané defende a criação de motofaixas em todas as vias perigosas.
Atualmente há duas vias exclusivas para motos na cidade, na avenida Sumaré e na rua Vergueiro.
Para a CET, "as marginais são vias de trânsito rápido, com alto volume de veículos e caminhões e de tráfego interrupto (sem cruzamentos e semáforos), características que tornam os acidentes, especialmente envolvendo motocicletas, mais graves".
A companhia diz ainda que trabalha para reduzir os acidentes e que intensificou a fiscalização no ano passado, com o uso de seis radares manuais pistola -que flagram motociclistas acima da velocidade permitida.
Foram 32.840 multas nos últimos 12 meses, média de 89 por dia.
A nova licitação do sistema de radares também vai contemplar aparelhos com tecnologia para flagrar motos mesmo no corredor entre os carros nas avenidas.
Outra novidade recente é a criação de espaços em cruzamentos para que as motos esperem o sinal verde na frente dos carros.
A sinalização, em fase de testes, já foi implantada no viaduto do Chá e estreia hoje na avenida Rebouças.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como devia estar a cabeça de Mário de Andrade ao escrever este poema?

Eu que moro na Lopes Chaves , esquina com Dr.Sérgio Meira, bebendo atrasado do ambiente onde Mário de andrade viveu, e cuja casa é hoje um centro cultural fechado e protegido a sete chaves (que ironia) por "representantes" da cultura, administrada pela prefeitura... Uma ocasião ali estive, e uma "proprietária da cultura" reclamou que no passado a Diretoria da UBE - União Brasileira de Escritores, da qual fiz parte,  ali se reunia, atrapalhando as atividades daquele centro(sic). Não importa, existem muitos parasitas agarrados nas secretarias e subsecretarias da vida, e quero distância desta inoperância. Prefiro ser excluído; é mais digno. Mas vamos ao importante. O que será que se passava na cabeça do grande poeta Mário de Andrade ao escrever "Quando eu morrer quero ficar". Seria um balanço de vida? Balanço literário? Seria a constatação da subdivisão da personalidade na pós modernidade, ele visionário modernista? Seria perceber São Paulo em tod...

PLEBISCITO POPULAR

  Está sendo organizado em todos Brasil um Plebiscito Popular, para ouvir  população sobre a redução da atual jornada de trabalho, de 6×1, que não permite só trabalhador usufruir do seu lazer junto à família, por completa falta de tempo.  Também este Plebiscito quer saber a opinião do povo sobre aumentar os impostos dos mais ricos, principalmente dos que ganham mais de R$ 50.000,00 por mês.  Este Plebiscito irá até 07 setembro de 2025 e será entregue no Congresso Nacional.

Profeta Raul Seixas critica a sociedade do supérfluo

Dia 21/08/2011 fez 22 anos que perdemos este incrível músico, profeta de um tempo, com críticas profundas à sociedade de seu tempo e que mantém grande atualidade em suas análises da superficialidade do Homem que se perde do principal e se atém ao desnecessário. A música abaixo não é uma antecipação do Rap? Ouro de Tolo (1973) Eu devia estar contente Porque eu tenho um emprego Sou um dito cidadão respeitável E ganho quatro mil cruzeirosPor mês... Eu devia agradecer ao Senhor Por ter tido sucesso Na vida como artista Eu devia estar feliz Porque consegui comprar Um Corcel 73... Eu devia estar alegre E satisfeito Por morar em Ipanema Depois de ter passado Fome por dois anos Aqui na Cidade Maravilhosa... Ah!Eu devia estar sorrindo E orgulhoso Por ter finalmente vencido na vida Mas eu acho isso uma grande piada E um tanto quanto perigosa... Eu devia estar contente Por ter conseguido Tudo o que eu quis Mas confesso abestalhado Que eu estou decepcionado... Porque ...