Movimento social espontâneo mantém-se, com menos intensidade e movimento organizado começa a mostrar a cara.

É o que estamos observando estes dias: a diminuição da presença de gente no movimento espontâneo, o que não significa que ele não poderá voltar com mais força, e o surgimento do movimento organizado, ainda que de forma dispersa.
Aparentemente ambos movimentos não se excluem, mas há de se admitir que a intencionalidade de ambos é diferente.
Alguns produtos pode já estar acontecendo:

- Não há mais a certeza da reeleição de Dilma.

- Caso a Reforma política passe, não há mais a certeza da reeleição. O PT defende a aplicação já em 2014 da reforma, porque pretende lançar Lula novamente, uma vez que o nome de Dilma está muito desgastado.

- O Governo deu-se conta, tardiamente, de que deixou de lado os setores populares que lhe deram base de apoio, sem sequer mobilizá-lo, quando podiam. Agora amargam ter o papel de coadjuvante no movimento.

-  As estruturas partidárias tradicionais ou mudam ou adequam-se para agilizar suas estruturas, em face da rapidez do movimento espontâneo via internet.

- Conquistas engavetadas, estão sendo requentadas e aprovadas em toque de caixa, para resgatar a imagem tanto do executivo quanto do legislativo. Coo sempre o judiciário passa como bom mocinho, sendo que ainda está no império.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".