Pular para o conteúdo principal

O CENTRO DE SÃO PAULO À NOITE




Em minhas caminhadas nas noites de sexta-feira,conversando(ouvindo e ouvindo), evangelizando e sendo evangelizado pelo povo de rua, na região da Sé, com um grupo pequeno de jovens da Aliança da Misericórdia, muitas são as surpresas que encontro.

A primeira delas foi quando acerquei-me de um grupo que discutia religião na Praça da Sé. Ao final do dia muitos grupos se ajuntam na Praça da Sé para discutir a bíblia, e é muito interessante conversar com eles.  

Ao aproximar-me, convidaram-me para entrar na discussão. Estavam comentando passagens de Jó, e de Gênesis, que "eram escritos não históricos". Eram senhores de idade, simples, mas muito conhecedores da Bíblia.

Entre eles havia um jovem recém saído da Assembléia de Deus, que havia decidido que sua fé estava na Igreja Católica, e agora estava começando a se preparar para o sacerdócio. Tinha sido encaminhado pelo padre Messias para iniciar-se neste caminho. Desejei-lhe felicidade.

Depois, voltando para casa, pensei nele com algum temor, pois sei quão difícil é a vida de um sacerdote, e ele recém saído dos evangélicos, encontraria com certeza grandes problemas pela frente, pois a vida dos padres não é fácil de seguir.  Mas vamos ter esperança...

Ao visitar o povo já se preparando para dormir, descobri o Onofre, um senhor deitado na esquina da Faculdade de São Francisco. Disse ser do MST, ligado a José Rainha, mas que estava frustrado com algumas invasões que ocorriam em terra de gente simples. Cantou o hino do MST (eu não sabia que havia), lembrando ter vindo da região de Serra Talhada, ou algo assim. Fizemos uma oração, rogando a Deus que o fortalecesse a encontrar uma saída.

O vento frio batia forte naquela esquina em que conversávamos.

De passagem, encotramos uma senhora, com uma expressão fechada, procurando um lugar para pernoitar, em vez da rua. Orientamos a buscar um grupo que fica na Igreja da Boa Morte, para acolhê-la, e a colocamos em contato com um irmão de lá que a acompanhou. Espero que tenha dado certo.

Havia uma fila imensa de povo para pegar sopa e sanduiche de um grupo que chegara.

Encontramos um rapaz, que se dizia pastor, e conversamos com ele. Foi uma conversa difícil, pois ele, de formação evangélica, questionava a questão da intercessão dos santos. Tinha uma característica centralizadora, que poderia ser um obstáculo ao diálogo. Fizemos ver a ele, que esta não era uma questão de separação entre nós, pois também acreditamos na centralidade de Cristo.

Conquistamos um amigo. Fizemos um oração junto, onde ele foi o orante. Foi muito bom. No meio da orção ele colocou a questão da intercessão única de Jesus. Não achamos que ele foi indelicado, mas que realmente cria, por isso foi bom.

Superamos com tranquilidade as diferenças. Tinha críticas a seus parentes, da Assembléia de Deus, que segundo ele, gastavam dinheiro em jantares e praias, contrariando a palavra de Deus. Sugerimos que ele regressasse aos seus pais, mas não sentimos que isto era seu desejo.

Mais a frente encontrei o Isaías, outro morador de rua. Muito afável, deixou seu e-mail. Agora em casa, acabo de lhe enviar um e-mail, iniciando um bom relacionamento. Vocês pensam que o povo de rua não está na era da internet?



Voltamos felizes para a Pça da Sé, com tanta novidade e situações inesperadas. Fizemos as orações finais de libertação, e nos despedimos.

Comentários

Unknown disse…
A disputa aqui em MInas está pesada e, como militante, fiz uns vídeos dando uma detonada no Aécio, Itamar e Anastasia... O problema que precisamos que a imprensa revolucionária nos dê uma força na divulgação pelo menos da novela Passione Mineira que é super bacana....

Vamos lançar o Capitulo 3 na terça feira dia 21 às 16 horas, estamos mobilizando para as pessoas acessarem o canal no dia do lançamento.

Vejam nosso canal no you tube com os capítulos da novela, se quiserem faço uma materiazinha sobre a novela. http://www.youtube.com/user/Itamar82anos


segue os links dos capitulos


CAP. 1 - Passione Mineira - O choque de gestão

http://www.youtube.com/watch?v=Dvea7h9UHkA&feature=channel

Cap 2 - Passione Mineira - Na boquinha do Perrella

http://www.youtube.com/watch?v=k2-67gB1ORw&feature=channel

Cap 2- Passione Mineira - VERSÃO DO DIRETOR - Na boquinha do Perrella

http://www.youtube.com/watch?v=Ws2ppKDedwg&feature=channel


Saudações Socialistas

Postagens mais visitadas deste blog

Como devia estar a cabeça de Mário de Andrade ao escrever este poema?

Eu que moro na Lopes Chaves , esquina com Dr.Sérgio Meira, bebendo atrasado do ambiente onde Mário de andrade viveu, e cuja casa é hoje um centro cultural fechado e protegido a sete chaves (que ironia) por "representantes" da cultura, administrada pela prefeitura... Uma ocasião ali estive, e uma "proprietária da cultura" reclamou que no passado a Diretoria da UBE - União Brasileira de Escritores, da qual fiz parte,  ali se reunia, atrapalhando as atividades daquele centro(sic). Não importa, existem muitos parasitas agarrados nas secretarias e subsecretarias da vida, e quero distância desta inoperância. Prefiro ser excluído; é mais digno. Mas vamos ao importante. O que será que se passava na cabeça do grande poeta Mário de Andrade ao escrever "Quando eu morrer quero ficar". Seria um balanço de vida? Balanço literário? Seria a constatação da subdivisão da personalidade na pós modernidade, ele visionário modernista? Seria perceber São Paulo em tod...

Profeta Raul Seixas critica a sociedade do supérfluo

Dia 21/08/2011 fez 22 anos que perdemos este incrível músico, profeta de um tempo, com críticas profundas à sociedade de seu tempo e que mantém grande atualidade em suas análises da superficialidade do Homem que se perde do principal e se atém ao desnecessário. A música abaixo não é uma antecipação do Rap? Ouro de Tolo (1973) Eu devia estar contente Porque eu tenho um emprego Sou um dito cidadão respeitável E ganho quatro mil cruzeirosPor mês... Eu devia agradecer ao Senhor Por ter tido sucesso Na vida como artista Eu devia estar feliz Porque consegui comprar Um Corcel 73... Eu devia estar alegre E satisfeito Por morar em Ipanema Depois de ter passado Fome por dois anos Aqui na Cidade Maravilhosa... Ah!Eu devia estar sorrindo E orgulhoso Por ter finalmente vencido na vida Mas eu acho isso uma grande piada E um tanto quanto perigosa... Eu devia estar contente Por ter conseguido Tudo o que eu quis Mas confesso abestalhado Que eu estou decepcionado... Porque ...

O que escondo no bolso do vestido - Poema de Betty Vidigal

Foi em uma conversa sobre a qualidade dos poemas, quais aqueles que se tornam mais significativos em nossa vida , diferentemente de outros que não sensibilizam tanto, nem atingem a universalidade, que Betty Vidigal foi buscar, de outros tempos este poema, "Escondido no Bolso do Vestido", que agora apresento ao leitor do Pó das Estradas, para o seu deleite. O que escondo no bolso do vestido  não é para ser visto por qualquer  um que ambicione compreender  ou que às vezes cobice esta mulher.  O que guardo no bolso do vestido  e que escondo assim, ciumentamente,  é como um terço de vidro  de contas incandescentes  que se toca com as pontas dos dedos  nos momentos de perigo,  para afastar o medo;  é como um rosário antigo  que um fiel fecha na palma da mão  para fazer fugir a tentação  quando um terremoto lhe ameaça a fé:  Jesus, Maria, José,  que meu micro-vestido esvoaçante  não v...