Pular para o conteúdo principal

ERRADICAR A POBREZA, PROPÕE DILMA


Esta é uma das propostas e Dilma. Diria que provavelmente, é a proposta mais ousada da candidata, E DAS CANDIDATURAS. Não ouvi, nem vi os outros candidatos colocarem uma proposta semelhante.

O Serra está muito preocupado com o sigilo fiscal de sua filha, que foi violado, e imagino não pensou em algo semelhante.

Marina tem preocupações mais ecológicas, e Plínio está em Liliput.

Mas se somos verdadeiramente desejosos em transformar o nosso querido Brasil, há de se começar pela erradicação da pobreza.

Que grande desafio está colocado para Dilma. E ela não fugiu da questão, mas apresenta uma proposta de solução. Vejamos primeiro o quadro de pobreza no país, que é interessante:

 Segundo o Ipea, a diminuição da pobreza no Brasil é desigual



RIO DE JANEIRO - Embora os índices de pobreza no Brasil tenham experimentado queda mais acelerada nos últimos anos, a melhoria das condições econômicas da população desde o Plano Real não teve uma distribuição uniforme entre as regiões do País. É o que indica o trabalho "Dimensão, evolução e projeção da pobreza por região e por Estado no Brasil", do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgado.


A taxa de pobreza absoluta caiu 33,6% entre 1995 e 2008 em todo o País

Mas redução foi de apenas 12,7% na região Centro-Oeste.

A taxa de pobreza extrema, cuja média nacional caiu 49,8% no período

Mas foi reduzida em apenas 22,8% na Região Norte.

Já a Região Sul teve queda de 47,1% da pobreza absoluta e 59,6% da extrema.



Segundo o Ipea, os dados mostram que a redução da pobreza não tem uma relação direta apenas com o crescimento econômico.
ex:
A região Centro-Oeste, que teve a menor queda na proporção de brasileiros com renda per capita abaixo de meio salário mínimo (pobreza absoluta), registrou no período estudado a melhor média do País de expansão do Produto Interno Bruto (PIB) por habitante: média de crescimento anual de 5,3%.

Por outro lado, o Sul reduziu a pobreza em maior proporção, mesmo tendo registrado o menor ritmo de crescimento do PIB por habitante entre as regiões: 2,3% anuais. O órgão sugere a combinação entre crescimento e políticas públicas voltadas para o combate à pobreza.



Projeção


O Paraná pode ser o primeiro a erradicar a pobreza
De acordo com as projeções do Ipea com base no ritmo da redução da pobreza no governo Lula (2003-2008), o Paraná poderá se tornar o primeiro Estado brasileiro a erradicar a pobreza absoluta já em 2013.

A mesma condição já poderia ser alcançada no ano seguinte por São Paulo.

Em 2015, a pobreza estaria eliminada no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Distrito Federal.


Onde encontraremos dificuldade na erradicação da pobreza

Já entre os Estados em que o desafio é maior para que a média nacional da taxa de pobreza absoluta fique em 4% da população em 2016, como projeta o estudo, estão Alagoas, Maranhão, Pernambuco, Paraíba e Piauí. Nesses Estados, a taxa de pobreza absoluta ainda estava acima de 50% da população em 2008.



Pobreza extrema só em 2016



Já a pobreza extrema, que caracteriza a miséria de famílias com rendimento per capita abaixo de um quarto de salário mínimo, será eliminada em todo o País até 2016, segundo o Ipea. O estudo prevê que os estados de Santa Catarina e Paraná superarão essa condição já em 2012.

No ano seguinte, atingiriam o mesmo objetivo Goiás, Espírito Santo e Minas Gerais. Em 2014, a miséria seria eliminada em Estados como São Paulo e Mato Grosso. "Mas para que essa projeção se torne realidade, os Estados terão de apresentar ritmos diferenciados de redução da miséria, uma vez que registram enorme assimetrias de taxas atuais de pobrezas extremas, como se pode observar entre Alagoas (32,3%) e Santa Catarina (2,8%)", diz um trecho do estudo.

Como se vê não é uma questão somente eleitoral, mas de um grande processo de luta e de esforços concentrados em vários setores da economia, combinando ações que reverterão nesta grande conquista.
Entretanto, não podemos deixar que as trevas retornem e apaguem este sonho. Por isto estas eleições tem grande importância a vitória de Dilma

VAMOS SONHAR E VAMOS BUSCAR ATINGIR ESTA VITÓRIA DE TODO UM POVO

UM POVO QUE ESTUDA, TRABALHA, MORA, SE ALIMENTA, AMA

UM POVO BRASILEIRO

Comentários

Anônimo disse…
Amigo,
Sou até romântica e sempre sonhei com a erradicação da pobreza. Chorava em minha meninice ao ver alguém pobre sofrendo. Hoje depois de formar e ver as contradições humanas, vejo que alguns tomam esta bandeira "da erradicação da pobreza" nem tanto por sentimentos nobres. Interessa propriamente aos ricos erradicar a pobreza para ampliar os seus mercados de consumo...(diga-se de consumidores a quem venderão)
Anônimo disse…
fico triste ao ver essas crianças
sofrendo,passandu fome,frio,semestudo,sem casa para morar, trabalhando
para ter o que comer epara sobreviver...
sabendo que enquanto elas passam
por tudo isso agente fica parado
vendo isso acontecer.
Unknown disse…
ridiculo dona dilma
Karine disse…
Isso será um grande passo para o nosso país, mas não adianta ficar só na promessa, tem que agir!
Se é por sentimento nobre ou não, isso não interessa, o importante é tirar essas pessoas dessa miséria!
luta contra fome disse…
MUITAS PESSOAS PENSAO EM SI PROPRIAS ESQUECEM QUE TEM GENTE AI DO LADO DE FORA PASSANDO FOME FRIO SUJO QUERENDO APENAS UM PAO UM CAFEZINHO UM CANTINHO PARA MORAR ... REALMENTE ESTAMOS COMECANDO A PROGREDIR MAS NA REALIDADE ESTAMOS CANSADOS DE PROMESAS E MAIS PROMESAS MENTIRAS E MAIS MENTIRAS. VC LEITOR JA AJUDOU ALGUEM HOJE JA DEU PAO A QUEM PRECISA JA MATOU A FOME DESSE NESSECITADO POIS E A DIFERENCA COMECA POR NOS ..AJUDANDO QUEM PRECISA PENSE NISSO A DIFERENCA COMECA POR VC POR MIM POR NOS EU SEI QUE NAO POPDEMOS ACABAR COM A FOME MAIS AO MENOS AMENIZALA

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,