Pular para o conteúdo principal

Deteriora a situação dos cristãos na Síria

Retirei do Zenit

Quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012 (ZENIT.org) - "A Síria está num beco sem saída. E não se vê solução no horizonte". O arcebispo maronita de Damasco, Dom Samir Nassar, descreveu assim a situação do país para a agência ACS-Itália.

"São onze meses de crise e a violência vai dobrando de intensidade", diz o prelado, descrevendo uma igreja "impotente e oprimida diante das necessidades da comunidade", que excedem em muito os seus recursos limitados. O apoio psicológico aos cidadãos passou a fazer parte do serviço pastoral.

Além das necessidades dos refugiados iraquianos acolhidos no país, agora surgem as de um número crescente de prófugos da própria Síria. "Com a retirada dos embaixadores árabes e ocidentais, é praticamente impossível obter um visto: um pesadelo, especialmente para os iraquianos bloqueados em Damasco".
O ânimo dos cidadãos está debilitado e o futuro é tão incerto que, "no fim de cada missa, os fiéis dizem adeus".

A desvalorização da moeda síria reduziu em mais de 60% o poder de compra dos cidadãos.

O embargo econômico atingiu as pessoas comuns: inflação, pobreza, desemprego crescente, além da falta de eletricidade, gás e combustível, que tornam o inverno muito mais cruel. “Tiramos forças dos nossos valores evangélicos”, diz Nassar, “e das palavras do Santo Padre, que constantemente convida ao diálogo e à não-violência”.

Recentemente, Dom Antoine Audo, eparca na cidade de Aleppo e presidente da Caritas síria, apelou à comunidade internacional para que encoraje o diálogo entre as várias vertentes, em vez de promover o espírito de vingança. "Dom Audo vê o sofrimento do seu povo e, como todos nós, procura uma esperança, um pouco de luz nessa noite escura", diz o arcebispo de Damasco.
Em 23 de dezembro, a capital síria viu explodirem duas bombas. E pouco mais de um mês atrás, em 6 de janeiro, um suicida se imolou em outra explosão a apenas 900 metros do arcebispado, matando 25 pessoas. Poucos fiéis assistiram à missa de Natal e as crianças que frequentam as aulas de catecismo não chegam hoje a uma vintena. Uma fonte da Igreja Maronita local, que por razões de segurança prefere manter o anonimato, disse à ACS-Itália que, durante a última reunião do conselho do clero, até os padres se perguntavam se no próximo ano ainda estarão na Síria.

O desemprego entre os jovens também continua alimentando o êxodo de cristãos do Oriente. “A crise chegou a um ponto em que não podemos mais nos dar ao luxo de permanecer neutros”,  acrescentou a fonte, “mas será que a Igreja ainda conseguirá desempenhar um papel de mediação entre as duas facções islâmicas?”.
A Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), fundação de direito pontifício criada em 1947 pelo padre Werenfried van Straaten, se destaca como a única organização que implementa projetos para apoiar o ministério da Igreja nos lugares onde ela é perseguida ou carece de meios para cumprir a sua missão. Em 2010, a AIS levantou mais de 65 milhões de dólares em 17 países onde tem escritórios nacionais e já realizou mais de 5.500 projetos em 153 países.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como devia estar a cabeça de Mário de Andrade ao escrever este poema?

Eu que moro na Lopes Chaves , esquina com Dr.Sérgio Meira, bebendo atrasado do ambiente onde Mário de andrade viveu, e cuja casa é hoje um centro cultural fechado e protegido a sete chaves (que ironia) por "representantes" da cultura, administrada pela prefeitura... Uma ocasião ali estive, e uma "proprietária da cultura" reclamou que no passado a Diretoria da UBE - União Brasileira de Escritores, da qual fiz parte,  ali se reunia, atrapalhando as atividades daquele centro(sic). Não importa, existem muitos parasitas agarrados nas secretarias e subsecretarias da vida, e quero distância desta inoperância. Prefiro ser excluído; é mais digno. Mas vamos ao importante. O que será que se passava na cabeça do grande poeta Mário de Andrade ao escrever "Quando eu morrer quero ficar". Seria um balanço de vida? Balanço literário? Seria a constatação da subdivisão da personalidade na pós modernidade, ele visionário modernista? Seria perceber São Paulo em tod...

PLEBISCITO POPULAR

  Está sendo organizado em todos Brasil um Plebiscito Popular, para ouvir  população sobre a redução da atual jornada de trabalho, de 6×1, que não permite só trabalhador usufruir do seu lazer junto à família, por completa falta de tempo.  Também este Plebiscito quer saber a opinião do povo sobre aumentar os impostos dos mais ricos, principalmente dos que ganham mais de R$ 50.000,00 por mês.  Este Plebiscito irá até 07 setembro de 2025 e será entregue no Congresso Nacional.

Profeta Raul Seixas critica a sociedade do supérfluo

Dia 21/08/2011 fez 22 anos que perdemos este incrível músico, profeta de um tempo, com críticas profundas à sociedade de seu tempo e que mantém grande atualidade em suas análises da superficialidade do Homem que se perde do principal e se atém ao desnecessário. A música abaixo não é uma antecipação do Rap? Ouro de Tolo (1973) Eu devia estar contente Porque eu tenho um emprego Sou um dito cidadão respeitável E ganho quatro mil cruzeirosPor mês... Eu devia agradecer ao Senhor Por ter tido sucesso Na vida como artista Eu devia estar feliz Porque consegui comprar Um Corcel 73... Eu devia estar alegre E satisfeito Por morar em Ipanema Depois de ter passado Fome por dois anos Aqui na Cidade Maravilhosa... Ah!Eu devia estar sorrindo E orgulhoso Por ter finalmente vencido na vida Mas eu acho isso uma grande piada E um tanto quanto perigosa... Eu devia estar contente Por ter conseguido Tudo o que eu quis Mas confesso abestalhado Que eu estou decepcionado... Porque ...