Pular para o conteúdo principal

Diminui dramaticamente o número de católicos no Brasil

RETIREI DO ZENIT.
E aumentam as adesões a denominações carismático-pentecostais
Por Piero Gheddo
ROMA, segunda-feira, 16 de julho de 2012(ZENIT.org) - Em 29 de junho, o Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE) atraiu ampla cobertura da imprensa no Brasil e no mundo: segundo o censo de2010, aporcentagem de católicos entre os 190 milhões de brasileiros é hoje é de 64,6% (123 milhões).
No primeiro censo brasileiro, em 1872, os católicos eram 99,7%. Caíram para 91,8% em 1972, para 73,6% em 2000 e para 64,6% em 2010. O Brasil corre o risco de perder nos próximos anos o título de "maior país católico do mundo" para o México, que tem 112 milhões de habitantes, 88% dos quais, no censo de 2010, se declaram católicos.
Boa parte dos católicos brasileiros que deixam a Igreja adere a igrejas protestantes históricas e às várias denominações evangélicas, que, em 1980, abrangiam apenas 6,6% dos brasileiros; em 1991, chegaram a 9%; em2000, a15,4%, e em2010 a22,2%, totalizando 42,6 milhões de adeptos.
No mundo "evangélico" brasileiro, as denominações "pentecostais" atraem a maioria dos fiéis: cerca de 25 milhões. E crescem rapidamente. Também desponta um número crescente de ateus, agnósticos e pessoas sem religião definida, que passaram de 4,7% para 8%, ou para 15 milhões de brasileiros. Entre estes, a grande maioria se declara sem religião específica, enquanto ateus e agnósticos somam 615.096 e 124.436, respectivamente. Diminuem, porém, os brasileiros que se declaram espíritas, e apenas 0,3% dizem aderir às religiões de origem africana, como o candomblé e a umbanda.
O Brasil é a única potência econômica da América Latina. É inevitável que o país receba a imigração de países vizinhos, que, juntamente com outras categorias de pessoas pobres dentro do país, mantém uma contínua situação de migrações internas.
A Igreja Católica não consegue assistir estas pessoas religiosamente, apesar da articulação poderosa que ainda possui em todo o território. O país tinha cerca de 30 dioceses no início dos anos 1900, passando para 152 em 1960 e para mais de 300 atualmente. A Amazônia brasileira tinha duas dioceses em 1900 (Belém e Manaus); hoje, são cerca de quarenta. Mas os padres, religiosos e religiosas não se multiplicaram da mesma forma, mesmo com o forte apoio dos missionários e de padres e freiras estrangeiros (que hoje sofrem rápido declínio).
O padre Piero Vignola, do PIME, que fundou nos anos setenta a primeira paróquia nos arredores de Manaus, comentava ainda em 1997: "Em Manaus há um fluxo ininterrupto de imigrantes de todas as partes do Brasil e de países vizinhos, que vivem em barracos, procuram trabalho e precisam de apoio religioso. A minha paróquia (São Bento) tinha cerca de 8.000 moradores quando começamos, em 1973. Agora tem 90.000. Nasceram outras duas paróquias, mas somos apenas cinco padres. Nestes 24 anos, eu vi o nascimento de quatro ou cinco seitas protestantes, que fizeram escola e se multiplicaram por conta própria agregando elementos brasileiros. A confusão de vozes é enorme. O nosso povo é todo católico: se eles estão perto da paróquia, eles participam da Igreja; mas se não estão perto, eles vão atrás de outros pregadores e charlatães".
No último meio século, o Brasil foi invadido pelas igrejas e seitas de origem protestante. O cristianismo carismático- pentecostal, como também acontece na Ásia e na África, é a corrente que mais atrai novos adeptos na América Latina. No âmbito da "nova evangelização", este fenômeno representa um desafio para a Igreja Católica e para as igrejas protestantes históricas. Muitos questionam essa propagação tão rápida de um movimento que se inspira e se identifica com o Pentecostes. E muitos, com razão, também o criticam.
Nos anos 60, 70 e 80, muito foi escrito sobre "como aprender das jovens Igrejas", mas ninguém imaginava o tamanho do desafio que viria do sul do planeta. O Espírito Santo ajuda a Igreja a discernir os caminhos para levar Cristo às pessoas que já estão batizadas e para anunciá-lo aos que não são cristãos. O movimento carismático- pentecostal pode, de alguma forma (mas qual?), ajudar a reavivar o fator religioso nas sociedades cristãs e não cristãs.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como devia estar a cabeça de Mário de Andrade ao escrever este poema?

Eu que moro na Lopes Chaves , esquina com Dr.Sérgio Meira, bebendo atrasado do ambiente onde Mário de andrade viveu, e cuja casa é hoje um centro cultural fechado e protegido a sete chaves (que ironia) por "representantes" da cultura, administrada pela prefeitura... Uma ocasião ali estive, e uma "proprietária da cultura" reclamou que no passado a Diretoria da UBE - União Brasileira de Escritores, da qual fiz parte,  ali se reunia, atrapalhando as atividades daquele centro(sic). Não importa, existem muitos parasitas agarrados nas secretarias e subsecretarias da vida, e quero distância desta inoperância. Prefiro ser excluído; é mais digno. Mas vamos ao importante. O que será que se passava na cabeça do grande poeta Mário de Andrade ao escrever "Quando eu morrer quero ficar". Seria um balanço de vida? Balanço literário? Seria a constatação da subdivisão da personalidade na pós modernidade, ele visionário modernista? Seria perceber São Paulo em tod...

PLEBISCITO POPULAR

  Está sendo organizado em todos Brasil um Plebiscito Popular, para ouvir  população sobre a redução da atual jornada de trabalho, de 6×1, que não permite só trabalhador usufruir do seu lazer junto à família, por completa falta de tempo.  Também este Plebiscito quer saber a opinião do povo sobre aumentar os impostos dos mais ricos, principalmente dos que ganham mais de R$ 50.000,00 por mês.  Este Plebiscito irá até 07 setembro de 2025 e será entregue no Congresso Nacional.

Profeta Raul Seixas critica a sociedade do supérfluo

Dia 21/08/2011 fez 22 anos que perdemos este incrível músico, profeta de um tempo, com críticas profundas à sociedade de seu tempo e que mantém grande atualidade em suas análises da superficialidade do Homem que se perde do principal e se atém ao desnecessário. A música abaixo não é uma antecipação do Rap? Ouro de Tolo (1973) Eu devia estar contente Porque eu tenho um emprego Sou um dito cidadão respeitável E ganho quatro mil cruzeirosPor mês... Eu devia agradecer ao Senhor Por ter tido sucesso Na vida como artista Eu devia estar feliz Porque consegui comprar Um Corcel 73... Eu devia estar alegre E satisfeito Por morar em Ipanema Depois de ter passado Fome por dois anos Aqui na Cidade Maravilhosa... Ah!Eu devia estar sorrindo E orgulhoso Por ter finalmente vencido na vida Mas eu acho isso uma grande piada E um tanto quanto perigosa... Eu devia estar contente Por ter conseguido Tudo o que eu quis Mas confesso abestalhado Que eu estou decepcionado... Porque ...