Pular para o conteúdo principal

Copa: PSDB entra com ação no STF para liberar faixas e cartazes nos estádios


Jornal do Brasil

Luiz Orlando Carneiro
Brasília - O PSDB ajuizou no Supremo Tribunal Federal, na noite desta segunda-feira (9/6), ação de inconstitucionalidade (Adin 5.136) – com pedido urgente de liminar – com o objetivo de suspender os dispositivos da Lei Geral da Copa (Lei 12.663/2012) que proíbem a utilização nos estádios de “bandeiras, inclusive com mastros de bambu ou similares, para outros fins que não o de manifestação festiva e amigável”.
Ou seja, o partido oposicionista – através dos advogados Flávio Henrique Unes e Marilda de Paula Silveira, em nome do presidente do PSDB, Aécio Neves – quer que o ministro Gilmar Mendes - relator sorteado da ação - permita, liminarmente, manifestações de caráter político e ideológico durante os jogos da Copa do Mundo.
Liberdade de expressão
Na petição, os advogados do PSDB afirmam que a Lei da Copa e a interpretação que lhe foi conferida pelo “Código de Conduta no Estádio”, da Fifa, contrariam "frontalmente" os artigos 5º (inciso 4) e 220 (parágrafos 2º e 3º), da Constituição Federal.
Nos termos da petição, a norma da Lei da Copa “cria limitação à liberdade de expressão ('em defesa da dignidade da pessoa humana') para além daquelas reconhecidas pela Constituição e por tratados internacionais”.
Os advogados sublinham e transcrevem o inciso 4 do artigo 5º e o artigo 220, que dispõem, respectivamente: “É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato”; “A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição. § 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística”.
Além disso, ressaltam que a regulamentação de diversões e espetáculos, conforme o artigo 22o, “compete à lei federal”. E argumentam:
“A violação a esses comandos fica ainda mais evidente com a concretização de interpretação dada pelo 'Código de Conduta no Estádio para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014'que, em 2013, estabeleceu os 'itens proibidos', ou seja, aqueles que os torcedores não poderão 'possuir, portar ou usar no Estádio'. Entre estes, chama a atenção o item 'h', qual seja, 'materiais relativos a causas ofensivas, racistas ou xenófobas, tema de caridade ou ideológico, incluindo mas não se limitando a cartazes, bandeiras, sinais, símbolos ou folhetos, objetos ou roupas, que possam interferir com o aproveitamento do Evento por outros espectadores, tirar o foco desportivo do Evento ou que estimulem qualquer forma de discriminação'”.
Em nome do presidente do PSDB e pré-candidato à Presidência da República Aécio Neves, os advogados acrescentam: “A avaliação sobre o que seria o tema 'ideológico' caberá à 'Autoridade da Copa do Mundo' que, segundo o mesmo documento, poderá, mediante 'revistas pessoais', remover os 'itens proibidos'”.
Medida cautelar
Os advogados pedem então a concessão de medida cautelar para suspender a eficácia do parágrafo 1º do art. 28 da Lei n. 12.663/2012 ou, “mesmo não se reconhecendo a inconstitucionalidade do dispositivo, requer-se seja dada interpretação conforme ao dispositivo para excluir qualquer exegese que possa impedir o acesso de cidadãos a estádios em razão de usarem roupas que manifestem 'tema ideológico', salvo - e tão somente - se incitarem a violência ou qualquer tipo de discriminação”.
Por fim, a petição “protesta pela juntada do instrumento de procuração no prazo de 72 horas, tendo em vista que o representante do requerente (PSDB), senador Aécio Neves da Cunha, teve filhos gêmeos recentemente, que se encontram hospitalizados”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,