Pular para o conteúdo principal

Iraque: os cristãos fogem de Mossul depois do ataque de extremistas


Arcebispo caldeu declara à organização Ajuda à Igreja que Sofre que nunca vimos nada como isto: uma grande cidade refém do caos por causa dos grupos que a atacaram
Por Redacao
12 de Junho de 2014 (Zenit.org) - A cidade iraquiana de Mossul se encontra em situação dramática desde o recente ataque apoiado provavelmente pelo grupo Estado Islâmico do Iraque e do Levante (ISIS, na sigla em inglês). O arcebispo caldeu dom Amel Shimon Nona manifestou à organização Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) a sua preocupação com a situação.
O arcebispo explica que os enfrentamentos começaram na quinta-feira, 5 de junho, mas se limitaram inicialmente a certas áreas da parte ocidental da cidade. "Mais da metade dos habitantes e toda a comunidade cristã fugiram imediatamente para a planície vizinha de Nínive".
"Até as 5 da manhã desta terça-feira estivemos recebendo famílias em fuga e tentando encontrar alojamento para elas nas escolas, nas salas de catequese, em casas abandonadas”. O prelado está agora em Talkif, povoado a três quilômetros ao norte de Mossul.
Acredita-se que o ataque é obra do grupo Estado Islâmico do Iraque e do Levante (ISIS), organização terrorista vinculada à Al-Qaeda e conhecida por cometer brutais ataques contra os cristãos na Síria, explica a AIS.
O arcebispo acredita, porém, que também podem estar envolvidas outras formações. “Não sabemos ainda de que grupo se trata. Alguns falam do ISIS, outros que são elementos de várias facções. Temos que esperar para ter uma compreensão melhor da situação real. O que é verdade é que são extremistas, muitos já os viram patrulhando as ruas”.
Há notícias que indicam que o ISIS atacou quatro igrejas e um mosteiro. “Recebemos ameaças porque agora todos os fiéis fugiram da cidade. Eu me pergunto se algum dia vamos conseguir voltar para lá”, prossegue o arcebispo.
Em 2003, a comunidade cristã de Mossul tinha 35.000 fiéis. Nos onze anos seguintes ao começo da guerra, o número caiu tragicamente para cerca de 3.000. "Agora, é provável que não tenha sobrado ninguém", declara dom Nona.
"Continuamos orando para que o nosso país possa finalmente encontrar a paz (...) Não é fácil depois de tantos anos de sofrimento, mas nós, cristãos iraquianos, estamos firmes em nossa fé e temos que manter a esperança, mesmo na perseguição. É um grande desafio, especialmente depois do que aconteceu nestes dias".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,