Pular para o conteúdo principal

Vaticano: judeus, cristãos e muçulmanos demonstraram que a convivência pacífica é possível


Momento histórico nos jardins do Vaticano: as três delegações rezaram uma ao lado da outra, cada qual conforme a tradição da sua religião
Por Sergio Mora
CIDADE DO VATICANO, 09 de Junho de 2014 (Zenit.org) - No entardecer deste domingo, 8 de junho de 2014, os jardins do Vaticano registraram um acontecimento excepcional: pela primeira vez na história, os presidentes de Israel, Shimon Peres, e da Palestina, Mahmud Abbas, se reuniram para rezar pela paz, a convite do papa Francisco, em pleno Vaticano. Estavam presentes também o patriarca de Constantinopla, Bartolomeu I, e o custódio da Terra Santa, o padre franciscano Pierbattista Pizzaballa.
O Santo Padre fez o convite no dia 25 de maio, durante a sua viagem à Terra Santa. Na Palestina, ele disse, surpreendendo o mundo: “Senhor presidente Mahmoud Abbas, neste lugar, onde nasceu o Príncipe da Paz, eu desejo convidar o senhor e o presidente Shimon Peres a elevarmos juntos uma intensa oração, pedindo a Deus o dom da paz. Ofereço a minha casa no Vaticano para acolher este encontro de oração”.
Neste domingo, 8 de junho, pouco depois das 18 horas, o Santo Padre recebeu os presidentes em sua residência na Casa Santa Marta. Após a recepção privada de cada um, os mandatários se reuniram no hall de entrada, onde, sem que estivesse programado, trocaram um abraço. Uniu-se a eles o patriarca Bartolomeu. Da Casa Santa Marta, todos se dirigiram de carro, juntos, até o local da celebração: um espaço dos jardins vaticanos entre a chamada “Casina Pio IV” e a área dos Museus do Vaticano. Participaram da cerimônia, ainda, dois amigos de longa data do papa argentino, o rabino Abraham Skorka e o líder muçulmano Abbud Omar, que, junto com Bergoglio, empreenderam há muitos anos, ainda em Buenos Aires, este caminho do diálogo inter-religioso.
O início do encontro de oração pela paz foi às 19 horas (horário de Roma), com uma abertura musical. “Nosso Senhor lhes conceda a paz! Viemos a este lugar, israelenses e palestinos, judeus, cristãos e muçulmanos, para oferecer a nossa oração pela paz, pela Terra Santa e por todos os seus habitantes”, proclamou-se na introdução.
O encontro teve três momentos: louvor, perdão e invocação de paz, seguidos por uma conclusão.
A oração da delegação judia
O salmo número oito de Davi abriu a oração dos representantes judeus; vieram a seguir o salmo 147 e o Hino ao Onipotente. Depois de um intervalo musical, realizou-se o pedido de perdão recitado em hebraico, seguido pelo salmo 25 e pelo salmo 130. Encerrou-se esta parte da cerimônia com uma meditação musical judaica.
A oração da comunidade cristã
A comunidade cristã realizou a sua prece começando com um agradecimento pela criação, em inglês, seguido pela leitura do salmo 8 e pela leitura do livro de Isaías.
“Rezemos: Deus Pai Onipotente, nós, aqui reunidos, vossos filhos judeus, cristãos e muçulmanos, vos reconhecemos como nosso Criador. Vimos dar-vos graças pela beleza e maravilha da vossa criação".
Seguiu-se um intervalo musical. A segunda parte da oração cristã começou com um pedido de perdão recitado em italiano, com a leitura de uma oração de João Paulo II: “... Rezemos para que, contemplando Jesus, nosso Senhor e nossa paz, os cristãos sejam capazes de arrepender-se das palavras e das atitudes causadas pelo orgulho e pelo ódio, pelo desejo de dominar os outros, pela inimizade para com os membros de outras religiões e para com os grupos mais frágeis da sociedade, como migrantes e itinerantes. Rezemos por todos aqueles que sofreram atos contrários à dignidade humana e por aqueles cujos direitos foram pisoteados”.
“Concedei que os nossos progenitores, nossos irmãos e irmãs, e todos nós, vossos servidores, que, por graça do Espírito Santo, nos dirigimos a vós com arrependimento sincero, possamos sentir a vossa misericórdia e receber o perdão dos nossos pecados. Nós vos pedimos por meio de Cristo, nosso Senhor. Amém”.
Após uma pausa de silêncio, seguiu-se a oração: “Deus Pai Onipotente, dai-nos a graça de apresentar-nos humildemente diante de vós e de implorar o vosso perdão por termos ofendido a vós e os nossos irmãos e irmãs. Nós não fomos custódios da vossa criação, especialmente em vossa Terra Santa. Empreendemos guerras, cometemos violência, ensinamos o desprezo pelos nossos irmãos e irmãs, ofendendo profundamente a vós, ó Pai de todos nós. Dai-nos a graça de nos empenharmos novamente para agir com justiça, amar a misericórdia e caminhar humildemente com nosso Deus, por meio de Cristo, nosso Senhor. Amém”.
Depois de mais um breve intervalo musical, veio a invocação de paz, em árabe, iniciada pela leitura da oração de São Francisco de Assis: “Senhor, fazei de mim um instrumento da vossa paz”.
A oração da comunidade muçulmana
“Seja louvado Deus, que criou o céu e a terra, que transformou as trevas em luz, que fez surgir todas as coisas do nada...”. Assim começou a oração islâmica, terminada com outro intervalo musical, após o qual foi feita a invocação pela paz, em árabe e encerrada com uma última interpretação musical muçulmana.
O evento foi concluído com as palavras do papa Francisco: shalom, paz, salam. Seguiram-se as palavras dos dois presidentes, todas em favor da paz, culminadas com um aperto de mãos. Juntos, Francisco, Peres e Abbas plantaram uma pequena oliveira, como símbolo do desejo de paz entre os povos palestino e israelense.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,