Pular para o conteúdo principal

Dilma recebe apoio do PMDB e afirma: "Vai ter Copa!"

10 de junho de 2014 - 17h31 


“Vai ter Copa, sim!”, disse a presidenta Dilma Rousseff logo que pegou o microfone para agradecer a aliança com o PT aprovada na Convenção Nacional do PMDB, nesta terça-feira (10), que aconteceu no auditório Petrônio Portela do Senado. Em resposta, ouviu os gritos da Juventude do PMDB: “Vai ter Copa/ Vai ter tudo/ Só não vai ter/ Segundo turno”. 


PMDB aprova apoio à presidenta Dilma Rousseff nas eleições, reeditando a chapa com o vice-presidente Michel Temer.PMDB aprova apoio à presidenta Dilma Rousseff nas eleições, reeditando a chapa com o vice-presidente Michel Temer.
Com 398 ou 59,1% de votos favoráveis, os convencionais do PMDB aprovaram, em votação secreta, durante todo o dia, a chapa PMDB-PT, com Michel Temer vice-presidente; 275 ou 40,9% dos convencionais votaram contra a aliança. Ao todos são 512 convencionais.

No final de tarde, já apurados os votos, o vice-presidente Michel Temer voltou ao auditório para ouvir a proclamação do resultado. Em seguida chegou a presidenta Dilma Rousseff, que foi recepcionada com gritos, aplausos e palavras de ordem.

Apesar de dizer que leria o seu discurso, porque o tinha preparado com carinho e cuidado, para não esquecer nada, a presidenta pontuou sua fala com tiradas que deram ao evento um ar descontraído.

Ao elogiar a parceria com Michel Temer no governo e manifestar a certeza de nova vitória nas eleições deste ano, ela disse ao seu vice: “Eu vou continuar elogiando você, não adianta ficar vermelho”. E para a plateia: “Ele fica vermelho sempre que a gente o elogia”.

Os discursos mais sérios ocorreram ao longo do dia. Enquanto havia a votação, oradores se revezavam no microfone para discursar. Alguns se posicionaram frontalmente contra a aliança, mas foram vencidos pela maioria.

Segundo Temer, o resultado da votação não tem “vencedores e nem vencidos porque, a partir de agora, apesar das divergências, vamos construir a unidade do PMDB”, manifestando o desejo de ampliar a bancada federal e a participação do partido no governo. “Não seremos aliados, seremos governo”, disse.

Citando uma a uma as lideranças do partido e destacando sempre a militância, a presidenta Dilma falou sobre a colaboração do PMDB no governo – com o vice-presidente e vários ministros – e no Congresso – com o presidente do Senado, Renan Calheiros (AL) e o presidente da Câmara, Henrique Alves (RN), na aprovação de matérias de interesse do governo. Para a próxima eleição, ela disse que a parceria, com um grande partido como o PMDB, é importante para avançar nas mudanças.

Unidade do Partido

O presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (RN), ressaltou a importância da manutenção da chapa Temer-Dilma e da coerência do partido. “Quero falar apenas com a autoridade, não de presidente da Câmara, mas com a autoridade de quem, desde os 20 anos segura a bandeira do partido. O PMDB é uma legenda que sempre teve uma divisão democrática das bancadas. Mas essa divisão jamais ameaçou a coerência, a unidade do partido”, afirmou.

Henrique, que no Rio Grande do Norte é pré-candidato ao governo estadual, defendeu a reedição da chapa Temer-Dilma independentemente das realidades locais. “No estado temos claras divergências com o PT estadual. Lá o PT não nos apoia, no entanto, eu jamais colocaria minha história à frente da história do PMDB. Minha luta não pode ser sua derrota. Vou votar pela força, pelo passado e pelo futuro: Michel Temer para vice-presidente da República”, disse.

Parceria útil 
O presidente nacional do PMDB, senador Valdir Raupp (RO), que presidiu a convenção, desde a sua abertura, no período da manhã, até o encerramento, às 17 horas, classificou a aliança entre PMDB e PT como uma "parceria útil para o país".

Ao analisar o atual cenário político e a importância do papel desempenhado pelo PMDB no desenvolvimento do país, Raupp disse que o Brasil vive um momento de grande esperança, com uma inclusão social sem precedentes. “Os que antes eram excluídos, hoje estão incluídos em uma grande classe média. Uma realidade que o PMDB ajudou a fortalecer nos últimos anos. Nosso partido apoiou cada etapa da fase desenvolvimentista do Brasil. Garantimos a governabilidade do Executivo, especialmente as ações em prol da saúde e da educação. O PMDB tem se emanado na consolidação da democracia ao apoiar votações importantes como a lei que destina royalties do petróleo para educação”, lembrou.

De acordo com Raupp, para seguir contribuindo com o crescimento do país é preciso que o partido reflita sobre um projeto de desenvolvimento social. “Convocamos a militância, os integrantes dos núcleos do nosso partido, vereadores, prefeitos e parlamentares a participarem da concepção das propostas que irão compor o programa de governo a ser apresentado pelo PMDB ao PT. O documento será incluído no programa da chapa PMDB-PT”, disse.

Entre os projetos apresentados pelo PMDB está a adoção de uma escola integral para todas as crianças até 10 anos, a destinação de 10% da renda pública para a saúde, a ampliação da logística de infraestrutura para diminuir o preço dos produtos brasileiros nos mercados externo e interno. O rol de propostas inclui ainda uma reforma política ampla compatível com as aspirações populares.

Sobre o pleito de 2014, Raupp destacou que o PMDB, já com o maior número de prefeitos, vice-prefeito e vereadores, deve ter este ano cerca de 20 candidatos aos governos estaduais. “O PMDB terá candidatos em todos os estados. Essa grande caminhada começa agora com esta Convenção. Viva o PMDB!”, comemorou.

De Brasília
Márcia Xavier 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,