Pular para o conteúdo principal

A unidade na diversidade do Cazaquistão contemporâneo

Uma análise da política religiosa e étnica de um país que tem 40 confissões religiosas
Por Filippo Romeo
18 de Março de 2014 (Zenit.org) - "Unidade na diversidade: religiões, etnias e civilizações do Cazaquistão contemporâneo" é o título do novo volume da série Orizzonti d’Eurasia [Horizontes da Eurásia], de Dario Citati e Alessandro Lundini.
O texto, publicado na Itália e por enquanto sem tradução para o português, faz uma análise política, religiosa e étnica de um país que, com apenas 17 milhões de habitantes, possui mais de 130 grupos étnicos e 40 confissões religiosas. Em risco de implosão durante os primeiros anos após a independência, o Cazaquistão conseguiu implantar uma política voltada a levar em conta a composição múltipla da sua sociedade, evitando as tentativas de impor uma caracterização étnico-religiosa ao país.
Os autores identificaram como elemento importante desta política a definição de uma nova identidade que as autoridades da capital, Astana, definiram como "cazaquistã" em vez de apenas cazaque: essa identidade seria puramente cívica, não étnica, e incluiria todas as comunidades do país, não somente a etnia cazaque, majoritária. A etnia cazaque é o motor de modernização do país, mas não tem estatuto privilegiado em relação aos outros grupos étnicos. É uma proposta baseada no reconhecimento do multiculturalismo, do respeito pelas religiões e do Estado unificado.
O livro aborda as mudanças demográficas que contribuíram para moldar a sociedade nacional em termos de pluralidade étnica e, no tocante às políticas do governo, a escolha de criar uma assembleia popular que desse representação a todas as minorias. Um amplo destaque é dado ainda à política do diálogo inter-religioso, descrevendo como o Cazaquistão emergiu no cenário internacional como modelo de coexistência pacífica, de tolerância e convivência entre os povos de diferentes culturas e religiões.
Além da análise do papel do islã no Cazaquistão, os autores descrevem algumas das iniciativas implementadas na capital Astana, entre elas o Congresso de Líderes de Religiões Mundiais e Tradicionais e o Fórum Mundial da Cultura Espiritual. Tudo sem esquecer que, especialmente após a adoção da nova lei sobre a religião, o debate ainda está aberto no tocante ao equilíbrio entre a manutenção da estabilidade social e a garantia do respeito pelos diferentes grupos religiosos.
O livro também traz uma entrevista exclusiva com dom Athanasius Schneider, bispo auxiliar da arquidiocese de Maria Santíssima de Astana, secretário geral da Conferência Episcopal do Cazaquistão, doutor em Patrística e professor no Seminário Maior de Karaganda. Na entrevista, dom Athanasius ressalta a importância do trabalho das autoridades civis do país na valorização das tradições religiosas e no reconhecimento aberto do assunto no espaço público.
Em particular, o bispo enfatiza o papel das instituições à luz dos setenta anos de experiência de ateísmo oficial, imposto na era soviética, quando a religião continuava a ser praticada clandestinamente. Foi nesse contexto que a própria Igreja Católica floresceu. Dom Athanasius destaca que as instituições, conscientes do colapso espiritual que acompanhou a queda do comunismo e do vazio de valores deixado por aquela ideologia, perceberam a impossibilidade de eliminar religião da vida dos povos e a necessidade de levar em conta a natural abertura metafísica do ser humano, bem como a importância da religião na construção de uma sociedade mais justa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,