Pular para o conteúdo principal

Eutanásia infantil na Bélgica: o Rei recebe mais de 210 mil assinaturas para que a rejeite

Coletadas por CitizenGO: 'Por favor, Vossa Majestade, ouça a sua consciência e sua responsabilidade histórica com todo os belgas'
Por Ivan de Vargas
28 de Fevereiro de 2014 (Zenit.org) - A plataforma internacional CitizenGO entregou ontem (27) no Palácio Real em Bruxelas mais de 210.800 petições ao rei Philippe para que não sancione a lei de eutanásia infantil recentemente aprovada pelo Parlamento belga. As adesões foram coletadas através da réplica de uma campanha em várias línguas, que recebeu o apoio de mais de 120 países do mundo.
As pessoas responsáveis ​​por entregar as assinaturas no Palácio foram o doutor em Medicina e especialista em cuidados paliativos e acompanhamentos na morte, Jesus Poveda; O CEO de CitizenGO, Alvaro Zulueta e a voluntária deficiente da plataforma espanhola Derecho a Vivir, Carlota Ruiz Dulanto.
O CEO de CitizenGO observou em um comunicado que os signatários da petição são conscientes do "desafio institucional" que pode significar para o monarca belga emular seu tio, o rei Balduino, que se recusou a assinar a lei do aborto em 1990. No entanto, "o rei Philippe deve ter em mente que grandes gestos de grandes homens inspiram a humanidade a construir um mundo melhor", acrescentou Zulueta.
Nesse sentido, o responsável desta plataforma cidadã pediu ao monarca para ouvir "as vozes que em seu próprio país ou no exterior estão alertando-lhe sobre esta Lei" e suas repercussões internacionais.
"Por favor, Vossa Majestade, ouça a sua consciência e a sua responsabilidade histórica com todos os belgas. Aceite o desafio para o qual provavelmente está se preparando por toda a sua vida. Defenda a Instituição da Coroa como um baluarte de princípios éticos imutáveis de civilização e progresso”, insistiu o CEO de CitizenGO.
E concluiu pedindo mais uma vez ao rei Philippe que “não sele com a sua assinatura a lei mais permissiva da eutanásia de todo o mundo”.
Bélgica tornou-se, no dia 13 de fevereiro, o primeiro país do mundo a colocar na sua legislação a eutanásia de menores sem requisito de idade. Com a nova lei, os menores com doenças incuráveis poderão submeter-se a esta terrível prática, sempre que cumpram alguns requisitos rigorosos. O principal consiste em demonstrar capacidade de discernimento.
O texto final, aprovado definitivamente no Congresso dos Deputados, estabelece que será o médico encarregado do caso que avaliará se o menor é capaz de adotar a decisão, mas terá que consultar previamente um psiquiatra infantil. Na atualidade, Bélgica já prevê o direito à eutanásia a partir dos 15 anos para jovens emancipados.
Inúmeros profissionais médicos reagiram violentamente a uma lei que não responde a qualquer demanda da sociedade e do setor da saúde, mas sim às cabalas eleitorais de uns políticos que concorrem à eleições nessa Primavera.
O rei Philippe deverá assinar a nova norma para que entre em vigor. Até agora o monarca, pai de quatro filhos, não se pronunciou publicamente sobre o assunto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,