quinta-feira, 20 de março de 2014

A Colômbia retoma os diálogos de paz com as FARC em Havana

Os superiores religiosos do país, em assembleia, refletirão sobre as conversações em andamento
Por Sergio Mora
20 de Março de 2014 (Zenit.org) - 
Enquanto em Cuba se tenta avançar no acordo de paz, acontece nos dias 22 e 23 de março a LIII Assembleia Geral Ordinária de Superiores Maiores de Religiosos. Eles refletirão neste encontro sobre os diálogos e sobre o processo que vem se desenvolvendo em Havana.
De acordo com a convocatória, o congresso tem como tema “Betânia, lugar de humanização, fonte de reconciliação e de paz” e propõe analisar e refletir sobre o compromisso de "ser ativos protagonistas na construção de uma paz estável e duradoura".
Ao mesmo tempo, chega ao fim o ano jubilar do 450º aniversário de Bogotá, com a santa missa presidida na próxima segunda-feira, 24, pelo cardeal Rubén Salazar Gómez. Os festejos contarão com a presença da imagem do Senhor de Monserrat, que chega à capital colombiana neste sábado, 22 de março, pela quinta vez em 394 anos. O povo rezará pedindo a Deus a graça da paz para a Colômbia.
O lema do encerramento do jubileu, de acordo com as informações da arquidiocese de Bogotá, é "Testemunhas do Amor de Cristo". Será apresentada uma intenção especial a cada dia, com diversas celebrações na catedral: neste sábado, 22 de março, os fiéis serão convocados à reconciliação através do sacramento da confissão; à noite, haverá uma grande vigília de oração a cargo da Renovação Carismática Católica. No domingo, 23 de março, a catedral será o cenário de uma jornada eucarística. Em todas as paróquias, na segunda-feira, dia 24 de março, será celebrado o envio das testemunhas do amor de Cristo para evangelizar, no contexto da primeira etapa do Plano de Evangelização (Plano E), chamada de “Grande Giro”.