Pular para o conteúdo principal

Estado laico e objeção de consciência: um tabu que não pode ser discutido?

Associação de jovens universitários de Roma faz mesa redonda sobre a polêmica
Por Eleonora Gregori Ferri
ROMA, 12 de Março de 2014 (Zenit.org) - Abordar a laicidade do Estado juntamente com a objeção de consciência virou um tabu que só pode ser discutido em certos ambientes e sob certas condições.
Hoje, um Estado "laico" parece ser aquele que reconhece o direito ao aborto e que tenta limitar ao máximo a objeção de consciência. É o que surge, pelo menos, das considerações levadas em conta pelo Conselho da Europa ao aceitar a denúncia da ONG International Planned Parenthood Federation - Rede Europeia, que acusou a Itália, devido ao seu elevado número de objetores de consciência, de não garantir a aplicação da Lei 194 sobre o aborto.
Na Toscana, como em outras regiões italianas, o número de objetores entre os ginecologistas subiu de 51% para 65,8% entre 1983 e 2011. O público italiano se divide, mas parecem prevalecer os que alardeiam que existe hoje uma “limitação” do “direito” da mulher ao aborto.
Ainda existem, porém, aqueles que preferem a democrática via do debate. Entre eles, a associação Movit, da juventude universitária do Movimento pela Vida, que convidou especialistas médicos, jurídicos e religiosos e organizou um painel de discussão intitulado "Estado Laico e Objeção de Consciência".
A discussão enfatizou o real significado da laicidade do Estado, que não significa "indiferença", mas reconhecimento da incompetência dos órgãos públicos para julgar as instâncias individuais interiores: laicidade implica, portanto, a imparcialidade do Estado.
Francesco Zini, pesquisador de filosofia do direito na Universidade de Verona, ilustrou os perfis técnicos e jurídicos da objeção de consciência, reconstruindo a sua história como "exceção a uma regra de direito", prevista e regulamentada por lei e que, por isso mesmo, deve ser cumprida.
Entre os palestrantes, Jean-Marie Mupendawatu, secretário do Conselho Pontifício para os Profissionais da Saúde, convidou os católicos a defenderem a vida em todas as suas fases, recordando a carta que, em 1990, o então rei da Bélgica, Balduíno, escreveu durante a sua renúncia provisória ao cargo para evitar assinar o projeto de lei que legalizaria o aborto no país.
A ginecologista Donatella Nannoni encerrou o encontro destacando, com seu próprio testemunho, a importância de partir da experiência para identificar os problemas de cada caso e para trazer à tona, a partir das necessidades da mulher, a solução mais indicada, inclusive as alternativas que evitam o aborto. É evidente, para ela, o “dever do médico, que, em ciência e em consciência, é chamado a tentar salvar cada paciente, por menor, mais escondido e mais indefeso que ele seja”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,