Pular para o conteúdo principal

Estado laico e objeção de consciência: um tabu que não pode ser discutido?

Associação de jovens universitários de Roma faz mesa redonda sobre a polêmica
Por Eleonora Gregori Ferri
ROMA, 12 de Março de 2014 (Zenit.org) - Abordar a laicidade do Estado juntamente com a objeção de consciência virou um tabu que só pode ser discutido em certos ambientes e sob certas condições.
Hoje, um Estado "laico" parece ser aquele que reconhece o direito ao aborto e que tenta limitar ao máximo a objeção de consciência. É o que surge, pelo menos, das considerações levadas em conta pelo Conselho da Europa ao aceitar a denúncia da ONG International Planned Parenthood Federation - Rede Europeia, que acusou a Itália, devido ao seu elevado número de objetores de consciência, de não garantir a aplicação da Lei 194 sobre o aborto.
Na Toscana, como em outras regiões italianas, o número de objetores entre os ginecologistas subiu de 51% para 65,8% entre 1983 e 2011. O público italiano se divide, mas parecem prevalecer os que alardeiam que existe hoje uma “limitação” do “direito” da mulher ao aborto.
Ainda existem, porém, aqueles que preferem a democrática via do debate. Entre eles, a associação Movit, da juventude universitária do Movimento pela Vida, que convidou especialistas médicos, jurídicos e religiosos e organizou um painel de discussão intitulado "Estado Laico e Objeção de Consciência".
A discussão enfatizou o real significado da laicidade do Estado, que não significa "indiferença", mas reconhecimento da incompetência dos órgãos públicos para julgar as instâncias individuais interiores: laicidade implica, portanto, a imparcialidade do Estado.
Francesco Zini, pesquisador de filosofia do direito na Universidade de Verona, ilustrou os perfis técnicos e jurídicos da objeção de consciência, reconstruindo a sua história como "exceção a uma regra de direito", prevista e regulamentada por lei e que, por isso mesmo, deve ser cumprida.
Entre os palestrantes, Jean-Marie Mupendawatu, secretário do Conselho Pontifício para os Profissionais da Saúde, convidou os católicos a defenderem a vida em todas as suas fases, recordando a carta que, em 1990, o então rei da Bélgica, Balduíno, escreveu durante a sua renúncia provisória ao cargo para evitar assinar o projeto de lei que legalizaria o aborto no país.
A ginecologista Donatella Nannoni encerrou o encontro destacando, com seu próprio testemunho, a importância de partir da experiência para identificar os problemas de cada caso e para trazer à tona, a partir das necessidades da mulher, a solução mais indicada, inclusive as alternativas que evitam o aborto. É evidente, para ela, o “dever do médico, que, em ciência e em consciência, é chamado a tentar salvar cada paciente, por menor, mais escondido e mais indefeso que ele seja”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como devia estar a cabeça de Mário de Andrade ao escrever este poema?

Eu que moro na Lopes Chaves , esquina com Dr.Sérgio Meira, bebendo atrasado do ambiente onde Mário de andrade viveu, e cuja casa é hoje um centro cultural fechado e protegido a sete chaves (que ironia) por "representantes" da cultura, administrada pela prefeitura... Uma ocasião ali estive, e uma "proprietária da cultura" reclamou que no passado a Diretoria da UBE - União Brasileira de Escritores, da qual fiz parte,  ali se reunia, atrapalhando as atividades daquele centro(sic). Não importa, existem muitos parasitas agarrados nas secretarias e subsecretarias da vida, e quero distância desta inoperância. Prefiro ser excluído; é mais digno. Mas vamos ao importante. O que será que se passava na cabeça do grande poeta Mário de Andrade ao escrever "Quando eu morrer quero ficar". Seria um balanço de vida? Balanço literário? Seria a constatação da subdivisão da personalidade na pós modernidade, ele visionário modernista? Seria perceber São Paulo em tod...

PLEBISCITO POPULAR

  Está sendo organizado em todos Brasil um Plebiscito Popular, para ouvir  população sobre a redução da atual jornada de trabalho, de 6×1, que não permite só trabalhador usufruir do seu lazer junto à família, por completa falta de tempo.  Também este Plebiscito quer saber a opinião do povo sobre aumentar os impostos dos mais ricos, principalmente dos que ganham mais de R$ 50.000,00 por mês.  Este Plebiscito irá até 07 setembro de 2025 e será entregue no Congresso Nacional.

Profeta Raul Seixas critica a sociedade do supérfluo

Dia 21/08/2011 fez 22 anos que perdemos este incrível músico, profeta de um tempo, com críticas profundas à sociedade de seu tempo e que mantém grande atualidade em suas análises da superficialidade do Homem que se perde do principal e se atém ao desnecessário. A música abaixo não é uma antecipação do Rap? Ouro de Tolo (1973) Eu devia estar contente Porque eu tenho um emprego Sou um dito cidadão respeitável E ganho quatro mil cruzeirosPor mês... Eu devia agradecer ao Senhor Por ter tido sucesso Na vida como artista Eu devia estar feliz Porque consegui comprar Um Corcel 73... Eu devia estar alegre E satisfeito Por morar em Ipanema Depois de ter passado Fome por dois anos Aqui na Cidade Maravilhosa... Ah!Eu devia estar sorrindo E orgulhoso Por ter finalmente vencido na vida Mas eu acho isso uma grande piada E um tanto quanto perigosa... Eu devia estar contente Por ter conseguido Tudo o que eu quis Mas confesso abestalhado Que eu estou decepcionado... Porque ...