Pular para o conteúdo principal

Ambiente: meteorologista italiano apresenta teoria polêmica sobre o clima

Em seu livro "O futuro da Terra está escrito na Lua", Roberto Madrigali tenta explicar como é governada a máquina climática do planeta
Por Giampiero Valenza
12 de Novembro de 2013 (Zenit.org) - Vórtices polares, cumulus nimbus, baixa pressão, anticiclones e gradientes térmicos são alguns dos termos técnicos cada vez mais comuns na previsão do tempo, que, aliás, se tornou um verdadeiro compromisso diário para os espectadores dos telejornais.
No caso de eventos "extraordinários" como as fortes chuvaradas que causam inundações, danos e vítimas, a causa geralmente aceita é o aquecimento global,ofenômeno do aumento da temperatura média do planeta que seria provocado, segundo alguns, pelo “irresponsável e perverso” desenvolvimento industrial humano. Grande parte da própria comunidade científica repete há anos: devemos poluir menos para frear esta mudança climática tão desastrosa.
O meteorologista italiano Roberto Madrigali vem estudando os fenômenos climáticos há tempos. Em meio aos dados, medidas e efeitos estudados, ele encontra algumas causas diferentes das que são oficialmente indicadas pela ciência: isto o inclui no grupo cada vez maior dos chamados “negadores do aquecimento global”, que implica uma posição desconfortável e perigosa para um estudioso, já que vai contra o clichê dominante.
O meteorologista toscano ousa ser uma das vozes fora do coro. Em seu livro "O futuro da Terra está escrito na Lua", Madrigali tentar explicar o que é que governa o clima da Terra. Ele introduz, nas já complexas máquinas climáticas, duas novas engrenagens, consideradas por ele como os verdadeiros motores da circulação atmosférica: o jet stream e a Lua.
Não seria, portanto, o aquecimento global causado pelas atividades humanas o verdadeiro culpado pelas atuais mudanças climáticas.
Acontece que esta teoria traz consigo consequências revolucionárias, que levam o autor a revelar a verdadeira extensão da sua intuição: a capacidade de fazer previsões do tempo a longo e longuíssimo prazo.
Madrigali sabe qual é, midiaticamente, o lado mais polêmico da sua teoria: a negação do aquecimento global e a afirmação do início do ciclo terrestre natural e histórico de uma nova era do gelo.
Negar o aquecimento global não significa não combater a poluição e a exploração descontrolada dos recursos naturais. Combater esses comportamentos irresponsáveis é um dever da humanidade: mas não porque eles sejam a causa do aumento da temperatura. Esta é a precisação em destaque no estudo de Madrigali.
O livro evita os meadros da complexidade técnica. A teoria do autor é explicada com clareza e recorda que certos fenômenos, vistos hoje como extraordinários, são realidades já ocorridas de forma cíclica no passado, o que traz ao leitor uma visão diferente sobre o aquecimento global.
O que é certo é que o clima é um assunto complexo, e, com este livro, Madrigali tenta dar a sua contribuição inovadora para ajudar a compreendê-lo. A obra é um ímã para críticas e ridicularizações, mas o autor parece ter uma resposta também para isso.
Título original: Il futuro della Terra è scritto nella Luna: Come liberarsi dalle bufale del clima, prevedere il tempo che verrà e prepararsi ad una nuova era glaciale. Teoria Madrigali sui cambiamenti climatici
Autor: Roberto Madrigali/ Presentazione di Augusta Busico, Pinuccio D'Aquilo
Aracne editrice

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,