Pular para o conteúdo principal

21/11/2013 sobrevivendo às derrotas

Hoje o dia amanheceu claro e com céu azul, mas esta noite choveu forte aqui na região do Morumbi, em São Paulo.

Para o meu azar, o meu tricolor do Morumbi, o meu time querido, perdeu da Macaca, a Ponte Preta.

Ao longo de minha vida fui aprendendo a perder: perder o jogo, perder um emprego, perder um cliente, o ônibus, as eleições, olha que existem muitas dimensões da vida possíveis de se perder.

Todas importantes. Não me lembro de ter sentimento de perda para algo trivial.

O primeiro impacto que me vem da derrota, é um sentimento de inutilidade, de esforço em vão, de erro de visão, de estratégia, de superestimação de meu próprio ego.

Parece que o mundo caiu, ou melhor, que caí, porque o mundo continua do jeitinho dele.

Em seguida vem a vontade de buscar um isolamento, de todos e de tudo.

Evito conversas, aceitar o resultado, atender amigos, ligações, até que o tempo, remédio poderoso, vai dando conta de me fazer voltar e aceitar as escolhas fracassadas, de repensá-las, e reconstruir atitudes que deveria ter, e não tive.

Tarde aprendo a aceitar os erros.

Quando os aceito como naturais na vida, adquiro a humildade, este valor tão raro, e pouco desenvolvido nas pessoas.

A humildade não se aprende na escola, mas no lar, ao ver como agiram os pais em certas circunstâncias, mesmo assim, não é suficiente.

Ela é um subproduto da derrota, e aprende-se durante a vida.

Por fim a humildade torna-se uma Virtude Suprema.

Quem a possui, tem um tesouro inestimável, e não sabe mais o que é derrota.

Pois bem, hoje acrescentei mais um pouco mais de humildade em meu repertório.

Meu time perdeu e devo aceitar.

O amor?

Sim, o amor também se perde, mas este perdi apenas em minha juventude.

Aprendi a conservá-lo comigo durante estes anos, e o mantenho em uma redoma, muito bem guardado, a redoma da família.

Um bom dia a todos.

Ah, o jogo, sim, foi 3 X 1 para a Ponte Preta.

Encerrando, a humildade é irmã gêmea da Paciência.

De repente, devido aos benefícios alcançados, pergunto-me se não é melhor perder do que ganhar?

Fica a dúvida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,