Pular para o conteúdo principal

Déficit de 10% em 2007, caiu para 8,53%, representando 5,24 milhões de residências

25 DE NOVEMBRO DE 2013 - 13H18 
Pesquisa do Ipea indica redução no déficit habitacional no país 
Ipea: redução no déficit habitacional no país foi de 2,47%.

Pesquisa do Ipea indica redução do déficit habitacional no Brasil


Pesquisa publicada, nesta segunda-feira (25), pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), indica redução do déficit habitacional no país. Elaborado com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD-2012), o estudo mostra que o déficit de 10% do total dos domicílios brasileiros registrados em 2007 caiu para 8,53% em 2012, o que representa 5,24 milhões de residências.

Joanne Mota, no Portal Vermelho


De acordo o estudo, essa redução ocorreu ao mesmo tempo em que houve incremento do número total de domicílios. E mais, houve queda, tanto em termos absolutos quanto relativos, no que diz respeito à precariedade (rústicos ou improvisados), à situação de coabitação (famílias conviventes com a intenção de se mudar ou residentes em cômodos) e ao adensamento excessivo em imóveis locados (àqueles com mais de três habitantes utilizado o mesmo cômodo). 

Outro dado apontado pela pesquisa indica que o déficit brasileiro é majoritariamente urbano – 85% do total –, restando à área rural um número aproximado de 742 mil famílias nesta condição em 2012. É interessante destacar que enquanto o déficit urbano praticamente manteve-se estável neste período, o rural caiu em aproximadamente 25%. 



Fonte: Ipea


Pelo Brasil

O Ipea ainda constatou que pelo Brasil o comportamento geral foi de queda, mas em diferentes níveis. A Unidade da Federação com maior número de domicílios em situação de déficit é o estado de São Paulo (1,12 milhão).  Outro aspecto importante refere-se à participação do déficit metropolitano no déficit total dos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, concentrando mais que 50% do total estadual em ambos. 

As regiões Sudeste e Sul apresentam os menores déficits relativos do país, apesar do  estado de São Paulo, como destacado anteriormente, apresentar o maior déficit em termos absolutos. Os valores absolutos elevados decorrentes da concentração populacional levam estas duas regiões, somadas, a ter aproximadamente 50% do déficit total brasileiro (39% para o Sudeste e 11% para o Sul). Em ambas houve redução do déficit relativo e absoluto em todos os estados (Tabela 5, Figura 2 e 3), com exceção de São Paulo, onde o déficit absoluto ficou praticamente estável (1,106 milhões de domicílios em 2007 e 1,113 milhões em 2012). Em termos de redução do déficit relativo, destaque para os estados do Rio Grande do Sul (decréscimo de cerca de 32%) e Espírito Santo (26,1%). 

No Centro-Oeste, à exceção do Mato Grosso do Sul, houve aumento do déficit absoluto.Em termos absolutos o déficit total de 420 mil domicílios (que representa 8% do déficit brasileiro em 2012) concentra-se no estado de Goiás e no Distrito Federal, com respectivamente 38% e 28% deste total. Em termos relativos, o déficit no DF atinge aproximadamente 14% do total dos domicílios em 2012, enquanto nos demais estados este valor é em média de 7,6%. 

No Nordeste do país, o déficit atinge aproximadamente 1,61 milhão de domicílios, concentrados principalmente nos estados do Maranhão (25% do total) e Bahia (22%), além do Ceará e de Pernambuco, ambos com aproximadamente 15% do total da região. O Maranhão também é destaque no déficit relativo, com cerca de 21% do total de domicílios no estado. Apenas os estados do Rio Grande do Norte e Sergipe mantiveram índices crescentes.

No que se refere à região Norte, os estados de Roraima, Acre, Amazonas e Roraima apresentaram alta do déficit habitacional. A pesquisa ainda sinalizou que o déficit total dessa região é de 536 mil domicílios, sendo que Pará e Amazonas tinham aproximadamente 73% do déficit total na região no ano de 2012. No entanto, apesar desta concentração, observa-se que estes estados tiveram comportamentos distintos quanto à evolução do déficit no período.  Enquanto o Pará reduziu o déficit absoluto em 11,8% e o relativo em 24,2%, o estado do Amazonas teve um incremento do déficit total de 13,6%, não  gerando impacto no déficit relativo.

Conheça o relatório da pesquisa.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,