Pular para o conteúdo principal

Incêndio no centro de Sampa

Suspeita é que chamas começaram em academia de ginástica recém-inaugurada; vias foram interditadas e CET recomenda aos motoristas que evitem trafegar pela região

Um incêndio de grandes proporções atingiu um prédio no centro de São Paulo na madrugada desta sexta-feira (08), por volta da 1h. O edifício, de 25 andares e 146 apartamentos, fica localizado na esquina da avenida Ipiranga com a rua do Boticário. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, 45 viaturas e cerca de 150 homens foram enviados ao local para atender vítimas e orientar moradores. 
Bombeiros trabalham no rescaldo na manhã desta sexta (8). Foto: Divulgação/Cobom SP
1/7
Apesar de já ter sido controlado, ainda havia focos de incêndio por volta das 6h40 da manhã desta sexta. Uma vistoria deve ser realizada após o rescaldo para apurar a origem do fogo. 
No andar inferior do prédio funcionam lojas de comércio, incluindo uma academia de ginástica recém-inaugurada, suspeita de ter iniciado o incêndio. De acordo com o Corpo de Bombeiros, ela funcionava irregularmente. Nos andares superiores, os apartamentos são residenciais. 
Segundo o coordenador da Defesa Civil, Jair Paca de Lima, o edifício é ocupado por estrangeiros, entre eles chineses e bolivianos, o que complicou o trabalho de resgate pela dificuldade de comunicação. Parte da estrutura do edifício foi abalada.
Durante a madrugada, moradores de prédios vizinhos tiveram que sair às pressas de seus apartamentos por causa da fumaça, que se espalhava rapidamente pela região. Havia muitas crianças nos apartamentos. "O fogo começou muito rápido, um cheiro de borracaha queimada, fumaça quente. Foi muito, muito triste", afirmou uma das vítimas à TV Globo. 
Vinte pessoas foram conduzidas para hospitais, e mais de cinquenta atendidas por equipes médicas. Um homem de 81 anos teve queimaduras de segundo grau. As vítimas foram encaminhadas aos hospitais Vergueiro, Santa Casa e Instituto da Criança.
Trânsito
A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) pede para os motoristas evitarem a região do centro na manhã desta sexta-feira. Estão interditadas as seguintes vias, sem previsão de liberação:
- Av. Rio Branco sentido centro junto à R. dos Timbiras, e sentido bairro junto à R. Antônio de Godói
- Av. Ipiranga (ambas as pistas), junto à Av. Cásper Líbero.
Como reflexo, o trânsito começava a complicar na Avenida Senador Queiroz, entre as ruas da Cantareira e Cásper Líbero, nesta manhã.
Trinta linhas de ônibus que passam pela região tiveram itinerário alterado devido à interdição.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,