Pular para o conteúdo principal

Incêndio no centro de Sampa

Suspeita é que chamas começaram em academia de ginástica recém-inaugurada; vias foram interditadas e CET recomenda aos motoristas que evitem trafegar pela região

Um incêndio de grandes proporções atingiu um prédio no centro de São Paulo na madrugada desta sexta-feira (08), por volta da 1h. O edifício, de 25 andares e 146 apartamentos, fica localizado na esquina da avenida Ipiranga com a rua do Boticário. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, 45 viaturas e cerca de 150 homens foram enviados ao local para atender vítimas e orientar moradores. 
Bombeiros trabalham no rescaldo na manhã desta sexta (8). Foto: Divulgação/Cobom SP
1/7
Apesar de já ter sido controlado, ainda havia focos de incêndio por volta das 6h40 da manhã desta sexta. Uma vistoria deve ser realizada após o rescaldo para apurar a origem do fogo. 
No andar inferior do prédio funcionam lojas de comércio, incluindo uma academia de ginástica recém-inaugurada, suspeita de ter iniciado o incêndio. De acordo com o Corpo de Bombeiros, ela funcionava irregularmente. Nos andares superiores, os apartamentos são residenciais. 
Segundo o coordenador da Defesa Civil, Jair Paca de Lima, o edifício é ocupado por estrangeiros, entre eles chineses e bolivianos, o que complicou o trabalho de resgate pela dificuldade de comunicação. Parte da estrutura do edifício foi abalada.
Durante a madrugada, moradores de prédios vizinhos tiveram que sair às pressas de seus apartamentos por causa da fumaça, que se espalhava rapidamente pela região. Havia muitas crianças nos apartamentos. "O fogo começou muito rápido, um cheiro de borracaha queimada, fumaça quente. Foi muito, muito triste", afirmou uma das vítimas à TV Globo. 
Vinte pessoas foram conduzidas para hospitais, e mais de cinquenta atendidas por equipes médicas. Um homem de 81 anos teve queimaduras de segundo grau. As vítimas foram encaminhadas aos hospitais Vergueiro, Santa Casa e Instituto da Criança.
Trânsito
A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) pede para os motoristas evitarem a região do centro na manhã desta sexta-feira. Estão interditadas as seguintes vias, sem previsão de liberação:
- Av. Rio Branco sentido centro junto à R. dos Timbiras, e sentido bairro junto à R. Antônio de Godói
- Av. Ipiranga (ambas as pistas), junto à Av. Cásper Líbero.
Como reflexo, o trânsito começava a complicar na Avenida Senador Queiroz, entre as ruas da Cantareira e Cásper Líbero, nesta manhã.
Trinta linhas de ônibus que passam pela região tiveram itinerário alterado devido à interdição.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como devia estar a cabeça de Mário de Andrade ao escrever este poema?

Eu que moro na Lopes Chaves , esquina com Dr.Sérgio Meira, bebendo atrasado do ambiente onde Mário de andrade viveu, e cuja casa é hoje um centro cultural fechado e protegido a sete chaves (que ironia) por "representantes" da cultura, administrada pela prefeitura... Uma ocasião ali estive, e uma "proprietária da cultura" reclamou que no passado a Diretoria da UBE - União Brasileira de Escritores, da qual fiz parte,  ali se reunia, atrapalhando as atividades daquele centro(sic). Não importa, existem muitos parasitas agarrados nas secretarias e subsecretarias da vida, e quero distância desta inoperância. Prefiro ser excluído; é mais digno. Mas vamos ao importante. O que será que se passava na cabeça do grande poeta Mário de Andrade ao escrever "Quando eu morrer quero ficar". Seria um balanço de vida? Balanço literário? Seria a constatação da subdivisão da personalidade na pós modernidade, ele visionário modernista? Seria perceber São Paulo em tod...

Profeta Raul Seixas critica a sociedade do supérfluo

Dia 21/08/2011 fez 22 anos que perdemos este incrível músico, profeta de um tempo, com críticas profundas à sociedade de seu tempo e que mantém grande atualidade em suas análises da superficialidade do Homem que se perde do principal e se atém ao desnecessário. A música abaixo não é uma antecipação do Rap? Ouro de Tolo (1973) Eu devia estar contente Porque eu tenho um emprego Sou um dito cidadão respeitável E ganho quatro mil cruzeirosPor mês... Eu devia agradecer ao Senhor Por ter tido sucesso Na vida como artista Eu devia estar feliz Porque consegui comprar Um Corcel 73... Eu devia estar alegre E satisfeito Por morar em Ipanema Depois de ter passado Fome por dois anos Aqui na Cidade Maravilhosa... Ah!Eu devia estar sorrindo E orgulhoso Por ter finalmente vencido na vida Mas eu acho isso uma grande piada E um tanto quanto perigosa... Eu devia estar contente Por ter conseguido Tudo o que eu quis Mas confesso abestalhado Que eu estou decepcionado... Porque ...

O que escondo no bolso do vestido - Poema de Betty Vidigal

Foi em uma conversa sobre a qualidade dos poemas, quais aqueles que se tornam mais significativos em nossa vida , diferentemente de outros que não sensibilizam tanto, nem atingem a universalidade, que Betty Vidigal foi buscar, de outros tempos este poema, "Escondido no Bolso do Vestido", que agora apresento ao leitor do Pó das Estradas, para o seu deleite. O que escondo no bolso do vestido  não é para ser visto por qualquer  um que ambicione compreender  ou que às vezes cobice esta mulher.  O que guardo no bolso do vestido  e que escondo assim, ciumentamente,  é como um terço de vidro  de contas incandescentes  que se toca com as pontas dos dedos  nos momentos de perigo,  para afastar o medo;  é como um rosário antigo  que um fiel fecha na palma da mão  para fazer fugir a tentação  quando um terremoto lhe ameaça a fé:  Jesus, Maria, José,  que meu micro-vestido esvoaçante  não v...