Pular para o conteúdo principal

Dialogar com as outras religiões não significa relativizar a fé cristã

A mensagem do Papa Francisco ao cardeal Jean-Louis Tauran por ocasião do 50º aniversário do nascimento do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso
Por Redacao
ROMA, 20 de Maio de 2014 (Zenit.org) - É um profundo "obrigado" o que o Papa Francisco endereçou ao cardeal Jean-Louis Tauran pelo trabalho realizado pelo Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso nos últimos 50 anos desde a sua fundação. O Departamento foi instituto 19 de maio de 1964 pelo Servo de Deus Papa Paulo VI, em sua Carta Apostólica Progrediente Concilio, com o nome de “Secretariado para os Não-Cristãos".
Em sua mensagem para a ocasião, o Papa recorda a própria gênese do Pontifício Conselho acontecida na bonita estação do Concílio Vaticano II, “caracterizada por uma grande abertura". Na época - recorda o Santo Padre – “a Igreja sentia-se animada por um sincero desejo de encontro e diálogo com a humanidade toda”. Tal diálogo “é possível somente a partir da própria identidade”, destaca, porque, como demonstrado por João Paulo II, “diálogo e anúncio não se excluem mutuamente, mas têm uma ligação íntima”. Porém eles – destaca o Pontífice – devem ser mantidos “separados” e não devem ser “nem confundidos, nem instrumentalizados, nem considerados idênticos ou intercambiáveis​​".
Neste sentido, a Igreja “deseja estar próxima e ser companheira de estrada de cada homem", como Cristo com os discípulos de Emaús. "Esta disponibilidade de caminhar junto - mostra o Papa – é muito necessária no nosso tempo, marcado por profundas, e nunca antes conhecidas, interações entre povos e culturas diversas”.
De fato, a Igreja "sempre estará mais comprometida a percorrer o caminho do diálogo e a intensificar a cooperação, já frutuosa, com todos aqueles que, pertencentes a diferentes tradições religiosas, compartilham a vontade de construir relações de amizade e participam das diferentes iniciativas de diálogo”.
Um diálogo que, porém – afirma Francisco -  não significa "relativizar a fé cristã". Nesta perspectiva, é apreciado o trabalho realizado pelo Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso no último meio século. A esperança do Bispo de Roma é que esse diálogo possa continuar “com renovado impulso a própria missão, que poderá ajudar bastante a causa da paz e o autêntico progresso dos povos”. (SC/Trad.TS) 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como devia estar a cabeça de Mário de Andrade ao escrever este poema?

Eu que moro na Lopes Chaves , esquina com Dr.Sérgio Meira, bebendo atrasado do ambiente onde Mário de andrade viveu, e cuja casa é hoje um centro cultural fechado e protegido a sete chaves (que ironia) por "representantes" da cultura, administrada pela prefeitura... Uma ocasião ali estive, e uma "proprietária da cultura" reclamou que no passado a Diretoria da UBE - União Brasileira de Escritores, da qual fiz parte,  ali se reunia, atrapalhando as atividades daquele centro(sic). Não importa, existem muitos parasitas agarrados nas secretarias e subsecretarias da vida, e quero distância desta inoperância. Prefiro ser excluído; é mais digno. Mas vamos ao importante. O que será que se passava na cabeça do grande poeta Mário de Andrade ao escrever "Quando eu morrer quero ficar". Seria um balanço de vida? Balanço literário? Seria a constatação da subdivisão da personalidade na pós modernidade, ele visionário modernista? Seria perceber São Paulo em tod...

PLEBISCITO POPULAR

  Está sendo organizado em todos Brasil um Plebiscito Popular, para ouvir  população sobre a redução da atual jornada de trabalho, de 6×1, que não permite só trabalhador usufruir do seu lazer junto à família, por completa falta de tempo.  Também este Plebiscito quer saber a opinião do povo sobre aumentar os impostos dos mais ricos, principalmente dos que ganham mais de R$ 50.000,00 por mês.  Este Plebiscito irá até 07 setembro de 2025 e será entregue no Congresso Nacional.

Profeta Raul Seixas critica a sociedade do supérfluo

Dia 21/08/2011 fez 22 anos que perdemos este incrível músico, profeta de um tempo, com críticas profundas à sociedade de seu tempo e que mantém grande atualidade em suas análises da superficialidade do Homem que se perde do principal e se atém ao desnecessário. A música abaixo não é uma antecipação do Rap? Ouro de Tolo (1973) Eu devia estar contente Porque eu tenho um emprego Sou um dito cidadão respeitável E ganho quatro mil cruzeirosPor mês... Eu devia agradecer ao Senhor Por ter tido sucesso Na vida como artista Eu devia estar feliz Porque consegui comprar Um Corcel 73... Eu devia estar alegre E satisfeito Por morar em Ipanema Depois de ter passado Fome por dois anos Aqui na Cidade Maravilhosa... Ah!Eu devia estar sorrindo E orgulhoso Por ter finalmente vencido na vida Mas eu acho isso uma grande piada E um tanto quanto perigosa... Eu devia estar contente Por ter conseguido Tudo o que eu quis Mas confesso abestalhado Que eu estou decepcionado... Porque ...