O Evangelho da Infância


Menino Jesus1

Quando nos colocamos para verificar a infância de Jesus nos evangelhos, percebemos que apenas dois evangelhos falam deste momento, Mateus e Lucas, e destes dois, o evangelho de Lucas é o que mais detalha o seu nascimento e infância.

Dizem os estudiosos biblistas que o evangelho da infância, em Lucas foi colocado posteriormente, isto é, após o evangelho ter sido escrito, e corresponde também ao grau de preocupação dos primeiros cristãos.

Após terem levado o nome de Jesus por todo canto da Terra, começou-se a perguntar, afinal, quem era Jesus, como nasceu, quem eram seus pais, como viveu a infância?

Tudo isto depois.

O Evangelho de Marcos, o mais antigo dos sinóticos, nada diz desta época.

O de Mateus faz uma Anunciação de José, seguindo os costumes de uma comunidade cristã judaica, ressaltando a importância do pai.

Segundo o frei Ranieri Cantalamessa, que atualmente é o pregador do Vaticano, provavelmente o Evangelho da Infância buscou a fonte de informação nas mulheres que seguiam a Jesus e entre elas a própria Maria, mãe do Senhor.

Lembremos que um grupo grande de mulheres seguiam a Jesus por onde fosse.

O fato é que neste Evangelho se tem notícia de sua Divindade, que se coloca a Encarnação de Deus.

O Deus que tudo pode, por amor ao Homem, abre mão de sua condição Divina, e assume a humanidade corpórea de um ser humano.

É neste Evangelho também que se coloca o papel desempenhado por Maria, a que diz "sim" a este projeto de salvação da Humanidade, trazido pelo Arcanjo Gabriel.

Deus acaba sendo apresentado ao homem, como um pobre, simples, indefeso, em tudo como um de nós, e dependente de nós, precisando de nosso afago, nossa proteção.

Mais tarde Jesus dirá: "Quem é a minha mãe?". Note-se, que mesmo adulto, Jesus Cristo abre as portas para ser recebido por mães...

No Evangelho da Infância os protagonistas são pastores e Reis, vacas e Anjos, uma corte celestial, e o anúncio de uma grande noticia, o nascimento do Salvador.

Em Maria se precipita o Pentecostes, que mais tarde, após a ressurreição, será o guia mestre, pela ação do Espírito Santo, a dirigir os Cristãos pelo Mundo.

Ela fará a educação do Deus homem, que, em boa medida o lembrará de sua Divindade a ser assumida,  desperto na carne, como fez nas Bodas de Caná, introduzindo-o antecipadamente na vida pública.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".