Pular para o conteúdo principal

Te Recuerdo Amanda - Víctor Jara. Família pede esclarecimentos sobre morte de Victor Jara





O advogado da família de Victor Jara solicitou ao Exército para colaborar com o esclarecimento da morte do cantor e compositor chileno, depois que uma reportagem na televisão revelou a identidade do suposto executor do crime.




“Levamos 38 anos esperando que o Exército entregue os antecedentes do caso e não o fizeram. “ É vergonhoso que não tenhamos nenhuma colaboração desta instituição e não apresentaram nenhum nome ao processo”, afirmou o advogado Nelson Caucoto, citado pela Rádio Universidad de Chile.

O programa “Em La mira”, do Chilevisión indicou como autor do assassinato, o ex- tenente Pedro Pablo Barrientos Núñez, que vive desde 1990 na Flórida, Estados Unidos, revelou o ex-recruta do Exército José Paredes, que assegurou que Barrientos “disparou quase a queima roupa, porque Victor não respondia, acho que com isso ficou louco e atirou nele, disse.

Paredes acrescentou que no momento do homicídio havia outros ex-funcionários com Barrientos, responsáveis pelas torturas e pelas numerosas feridas de balas que sofreu o artista.

A televisão chilena tornou público que, há duas semanas, o departamento de investigações dos Estados Unidos ouviram declarações do acusado que negou sua participação no brutal assassinato. “Não tenho que enfrentar a justiça, porque eu não matei ninguém; fui várias vezes no Chile, mas agora não vou ir”, alegou Barrientos.

Investigação

Após a transmissão do programa a diretora da Fundação Victor Jara, Gloria König disse que o ex- militar deve se apresentar para fazer declarações para a Justiça. “ Não há ninguém em nosso país que possa dizer que não tem que vir falar com a Justica” enfatizou.

A respeito da investigação judicial, König lamentou a constante mudança de juízes o caso teve. “Victor completaria  80 anos. A metade de sua vida entregou a este país beleza, poesia, música e a outra metade está na mais absoluta impunidade”, criticou.

Disse também que a investigação deve indicar quem deu a ordem de assassinar o cantor.“Está a responsabilidade histórica que a Justiça chilena tem de abrir as linhas de investigação que permitam chegar a verdade, que tem sido escondida por tantos anos”

Ditadura

O autor de peças antológicas do cancioneiro latino-americano como “Te recuerdo Amanda” e "Plegaria del Labrador" foi preso na Universidad Técnica do Estado no dia 12 de setembro de 1973, um dia após o golpe militar contra o presidente Salvador Allende (1970-1973), e levado até o Estádio Nacional, convertido no centro de torturas e crimes da ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990).

Victor Jara foi encontrado quatro dias depois de sua prisão num caminho rural de Santiago com 33 balas e 53 lesões no corpo. Segundo a autópsia oficial, o tiro que o matou foi na cabeça.

Prensa Latina

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como devia estar a cabeça de Mário de Andrade ao escrever este poema?

Eu que moro na Lopes Chaves , esquina com Dr.Sérgio Meira, bebendo atrasado do ambiente onde Mário de andrade viveu, e cuja casa é hoje um centro cultural fechado e protegido a sete chaves (que ironia) por "representantes" da cultura, administrada pela prefeitura... Uma ocasião ali estive, e uma "proprietária da cultura" reclamou que no passado a Diretoria da UBE - União Brasileira de Escritores, da qual fiz parte,  ali se reunia, atrapalhando as atividades daquele centro(sic). Não importa, existem muitos parasitas agarrados nas secretarias e subsecretarias da vida, e quero distância desta inoperância. Prefiro ser excluído; é mais digno. Mas vamos ao importante. O que será que se passava na cabeça do grande poeta Mário de Andrade ao escrever "Quando eu morrer quero ficar". Seria um balanço de vida? Balanço literário? Seria a constatação da subdivisão da personalidade na pós modernidade, ele visionário modernista? Seria perceber São Paulo em tod...

Profeta Raul Seixas critica a sociedade do supérfluo

Dia 21/08/2011 fez 22 anos que perdemos este incrível músico, profeta de um tempo, com críticas profundas à sociedade de seu tempo e que mantém grande atualidade em suas análises da superficialidade do Homem que se perde do principal e se atém ao desnecessário. A música abaixo não é uma antecipação do Rap? Ouro de Tolo (1973) Eu devia estar contente Porque eu tenho um emprego Sou um dito cidadão respeitável E ganho quatro mil cruzeirosPor mês... Eu devia agradecer ao Senhor Por ter tido sucesso Na vida como artista Eu devia estar feliz Porque consegui comprar Um Corcel 73... Eu devia estar alegre E satisfeito Por morar em Ipanema Depois de ter passado Fome por dois anos Aqui na Cidade Maravilhosa... Ah!Eu devia estar sorrindo E orgulhoso Por ter finalmente vencido na vida Mas eu acho isso uma grande piada E um tanto quanto perigosa... Eu devia estar contente Por ter conseguido Tudo o que eu quis Mas confesso abestalhado Que eu estou decepcionado... Porque ...

CONSTRUÇÃO

 Eu tenho  um caminho. Névoas  podem estar  obstruindo  a vista  à frente.  Não é onde irei chegar,  mas como  caminho.  O fim é o fim,  não se sabe  como será.   Sei onde ponho os pés,  sei das palavras  que saem da boca,  sei o que vejo. Presto muita atenção  em tudo  o que falam  e fazem. Choro e sorrio  pelos povos  que se espalham. Volto-me contra  os opressores  de toda ordem,  vazios e falsos Identifico níveis  de sinceridade,  porque o Sol,  as dificuldades  também moldam. Não espero  um mundo novo,  construo. Tudo é novo  para ser mantido,  ser mudado.  Tudo é novo  para ser descoberto,  e amado.