Pular para o conteúdo principal

PAC da miséria. Dilma substitui palavras por ações

Tenho acompanhado com grande interesse a proposta de nossa querida presidenta Dilma em erradicar a miséria no país. Dilma chamou vários ministros de estado e está fazendo um mega projeto que envolve vários setores.

Estudos do IPEA apontam que grandes contingentes de pobres ascenderam a nova posição social devido ao processo de crescimento econômico do país. Isto nos deixa a impressão de que esta melhoria veio mais como um resultado complementar e paralelo do desenvolvimento econômico.

Agora vemos uma tentativa de se fazer ações planejadas em direção a uma erradicação da miséria. É o que esperávamos. Será um mega  projeto.

O desafio é grande porque a inclusão para o homem miserável é de característica completamente diferente das demais inclusões. Há um sobre esforço que requer um misto de motivação, formação adequada, e oportunidades possíveis e adequadas.

Outro ponto, o primeiro fator a se analisar está na correta definição de pobreza e miséria, que tem sido caracterizadas em patamares menores dos aceitos internacionalmente.

Não é possível fazer-se qualquer acompanhamento de pobreza e miséria não definindo corretamente seus principais componentes.

Deve-se também montar um score de miséria e pobreza por municípios, com metas de erradicação, e planejamento claros.

Vamos acompanhar de perto o que estão fazendo, mas é positivo ver a Presidenta tomar rápida iniciativa.

Estamos gostando muito da iniciativa e da rapidez de sua gestão. É o que sempre desejamos.

Afinal estamos tratando de bens públicos, não é mesmo? E eficácia não é prerrogativa exclusiva da iniciativa privada, mas também do estado.

Segundo matéria do IG, "O programa vai atuar em três frentes: inclusão produtiva, ampliação da rede de serviços sociais e de benefícios. Como resultado da promessa repetida na campanha de erradicar a pobreza extrema no Brasil, a presidenta Dilma Rousseff decidiu lançar o PAC da miséria. O programa, discutido em reunião com ministros nesta quinta-feira, terá como modelo de gestão o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com prestação de contas anuais e um comitê gestor formado por oito ministérios: Desenvolvimento Social, Planejamento, Fazenda, Casa Civil, Educação, Saúde, Trabalho e Desenvolvimento Agrário.

O programa, segundo a ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, vai atuar em três frentes: inclusão produtiva, ampliação da rede de serviços sociais do governo e a continuação da ampliação da rede de benefícios.“Vamos construir um modelo de gestão, como fizemos para o PAC, com metas e condições de monitoramento claras, para prestar contas à sociedade e à imprensa sobre o andamento dessa metas”, disse a ministra. A exemplo do PAC, o programa deverá agrupar outras ações implantadas por governo anteriores. “Não se trata apenas de uma soma de programas”, disse a ministra ao caracterizar a iniciativa como um modelo de gestão. Além disso, de acordo com a ministra, o governo trabalha na definição de uma linha de pobreza para identificar quem será beneficiado pelo programa. Com a reunião desta quinta-feira, iniciou-se o período de coleta de sugestões dos integrantes do novo governo. A expectativa é que uma nova reunião ocorra na próxima semana e que, a partir daí, elas sejam realizadas com mais regularidade. A ex-secretária executiva do Ministério do Desenvolvimento Social Ana Fonseca, responsável pelo programa Bolsa Família no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, será responsável agora pelo programa de erradicação da extrema pobreza. “Estamos trabalhando no sentido de universalizar a rede de serviços. Essa é uma expectativa do governo. Não vamos atacar a agenda da pobreza apenas com políticas de transferência de renda. Nossa agenda é de inclusão social e produtiva, de ampliação da rede de serviços públicos, de saneamento, oferta de água, saúde, educação e qualificação profissional”, disse a secretária."



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,