Pular para o conteúdo principal

Reflexões sobre a paz

A paz tornou-se uma palavra vazia e sem sentido nos dias de hoje, onde a violência e a intolerância são marcas de normalidade.

A paz é vista mesmo como algo ultrapassado, jargão de uso retórico e intencionalmente colocado para esconder outras intenções, avessas a ela.

Parece até que a paz se circunscreve apenas ao palavreado religioso, como modo de vida particular, e no político, como meta distante dos discursos.

Poucos os expoentes, celebridades, ou líderes que encarnaram a paz como uma marca, sangue nas veias deles mesmos, a correr e a jorrar continuamente como razão de vida.

Conto nos dedos de uma mão, se tanto, em todo o período da História da Humanidade.

De maneira geral vejo a guerra como expressão das muitas ações humanas.

O uso da guerra para se erradicar a guerra, a guerra para acabar com a exploração, a guerra para defesa, a guerra para conquistar direitos, a guerra, a guerra , a guerra.

Parece que a guerra é mais integrante de nosso DNA do que a paz.

Alguns  definem a paz como "um período entre guerras", e a política como a ocasião em que "as partes não conseguem sobrepor-se umas às outras", entrando num período de entendimento chamado político.

Talvez aos poetas a paz seja possível, pois inspiram-se nas dificuldades de sua inexistência.

Aos religiosos também, se conseguirem superar o período das guerras religiosas.

Peter Weiss dizia que o Estado jamais seria misericordioso.

Tendo a concordar com este seu pensamento.

A paz, para surgir dentro de nós e crescer, precisa de alguns adubos.

A humildade é um deles, não a humildade de forma, de aparência, beata, mas a humildade de fundo, de se rever em seus atos, em suas relações, e buscar transformar-se no sentido de se restringir aos ímpetos, às dominações, e em aceitar a diferença.

Alguns chamam a isto de mortificações, isto é, matar a si mesmo em muitos aspectos de sua vida, e buscar descobrir novas atitudes, novas razões por viver.

A paz é compromisso com a verdade, mas sem impor a verdade.Isto é humildade na verdade

A paz sem a verdade é paz submissa, paz dos cemitérios, paz do dominador, em suma, ausência de paz, falsa paz.

Esta paz, talvez seja a que mais subsiste nos dias de hoje, sustentando tantos poderes perfeitos, justificáveis, que a instalam sob controle, para que ela não morra.

Triste paz.

A paz que sonho é livre e aceita e tolerável.

É paz de convencimento, paz de argumentação, não paz forçada, impostada.

Paz e verdade são sinônimas, alimentam-se uma da outra, na caminhada da construção de uma vida superior, onde os diferentes possam abrir-se à novidade e buscarem ser um, embora não sendo.

Paz e humildade, paz e verdade.

A paz supõe compreensão, supõe superação dos próprios limites constantemente.

A paz tem na justiça seu bastião principal.

Não há paz sem justiça, a não ser que a relativizemos em nossas vidas adequando-a ao possível, em morna substância.

Não, a paz é libertadora, é íntegra, cheia de verdade e alegria de ser. Autônoma.

Não tem compromissos com o mal, a exploração, a dominação, mas se enche de prazer em descobrir como pode alcançar grandes feitos tão facilmente.

Por isso a paz perdoa, tolera, espera.

Por isso a paz tem esperança.

A paz é cheia de esperança.

Não há esperança sem paz. Toda esperança é boa e pacífica.

Não há esperança com ódio, porque o ódio se nutre do presente e do passado.

A paz, por outro lado, se nutre do futuro, do sonho impossível que pode ser possível.

Paz sem perdão é guerra futura.

Paz e perdão, duas condições obrigatórias.

Desejo um mundo de paz. Nada melhor para se desejar isto no início de um ano novo. Desejo ardentemente alcançá-la.

A começar por mim, de minhas guerra interiores, silenciando-me de minhas falsidades, de minhas exterioridades, descobrindo a substância principal, submersa no mar da vida.

A paz desejo a todos, com humildade, verdade, justiça, perdão, tolerância.

E o expurgo das guerra também desejo.

Comentários

Dom Orvandil disse…
Excelente reflexão, companheiro e colega João Paulo. Fez-me pensar. Parabéns, Dom Orvandil www.padreorvandil.blogspot.com

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,